A equipe do Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, localizado em Alegre, participou, nessa segunda-feira (27), do treinamento on-line do Programa Trilha Cidadã. Com o tema “Despertando habilidades para a promoção da acessibilidade”, a capacitação tem como objetivo orientar os servidores na utilização de tecnologias assistivas no atendimento de visitantes com deficiências auditiva e visual.
Durante o treinamento, os servidores aprenderam a operar os tablets que contêm o material em áudio, com sons de animais e da natureza, e em vídeo, com Libras, para atender os públicos cego e surdo, respectivamente.
“Trabalhamos assuntos diversos, como escuta consciente, paisagem sonora, Libras, ambientes restauradores, entre outros, para despertar nestes profissionais novas formas de condução de grupos em trilhas interpretativas. O treinamento vai ter ainda um segundo encontro na próxima semana”, explicou a coordenadora do Trilha Cidadã, Karla Fafá.
“Com o Trilha Cidadã, queremos tornar as Unidades de Conservação (UCs) ambientes mais acessíveis, contribuindo para a promoção da qualidade de vida à população capixaba e turistas”, disse Karla Fafá. A capacitação já foi promovida nos parques estaduais Paulo César Vinha, em Guarapari, e Itaúnas, em Conceição da Barra.
O Programa Trilha Cidadã visa a promover a inclusão social e a qualidade de vida aos visitantes das Unidades de Conservação, pelos benefícios do contato com a natureza, por meio de atividades de trilhas interpretativas.
Atendendo à Política Estadual de Educação Ambiental, no que se refere ao respeito às diferenças e aos direitos humanos, o programa beneficia grupos de Pessoas com Deficiência (PcD), transtornos mentais, dependentes químicos, idosos e adolescentes em medida socioeducativa.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES