Mais três instituições se tornaram parceiras do Programa Trilha Cidadã: o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) de Guarapari, a Associação Vitória Down e a União de Cegos Dom Pedro II (Unicep). Desenvolvido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), o programa visa a promover a acessibilidade, a inclusão social e a qualidade de vida aos visitantes das Unidades de Conservação, pelos benefícios do contato com a natureza, por meio de atividades de trilhas interpretativas.
Para conhecer a trilha interpretativa e definir o roteiro de visitação de acordo com a necessidade dos grupos, profissionais das novas instituições parceiras realizaram uma visita técnica ao Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV), em Guarapari, para conhecer os espaços destinados ao uso público.
Durante a visita, foram apresentadas as tecnologias assistivas disponíveis, como a sinalização acessível em braille, mapa e catálogo táteis do parque, Guia Sonoro e Janela Cidadã, além do projeto de acessibilidade em libras.
"Foi uma oportunidade de troca de conhecimento, em que pudemos apresentar o programa e as possibilidades de ações que as instituições poderão realizar no parque, como os projetos de educação ambiental e a humanização de terapias. Conhecemos também os profissionais e um pouco mais do trabalho dessas instituições”, contou a coordenadora do Trilha Cidadã, Karla Fafá.
Na ocasião, as instituições também responderam a um formulário sobre a acessibilidade do parque. “No geral, o PEPCV apresenta uma acessibilidade que atende entre 80% e 100% das necessidades dos grupos. Essas e outras informações mais detalhadas servem para orientar o trabalho dos guias no atendimento dos grupos e planejar ações futuras do programa”, explicou Karla Fafá.
Atualmente, o Parque Estadual Paulo César Vinha conta com 25 instituições cadastradas no Programa Trilha Cidadã. Em breve, ocorrerá a visita técnica da Associação Cariacica Down. Além da coordenadora do Trilha Cidadã, participaram da visita o gestor do PEPCV, Georges Mitrogiannis, e as servidoras do parque Juliana Salgueiro e Fernanda Severino.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
Telefone: (27) 3300-1360
Whatsapp: (27) 99299-8894
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES