07/10/2016 16h02 - Atualizado em 07/10/2016 16h12

Programa Estadual de Educação Ambiental ficará disponível para consulta pública

Foto: Tatiana Ronchi

Entre os dias 10 e 16 de outubro, estará disponível no site da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) o documento preliminar do Programa Estadual de Educação Ambiental do Espírito Santo para a consulta pública da sociedade em geral e das instituições governamentais e não governamentais. O objetivo é incorporar novas sugestões e enriquecer o programa.

A Sedu, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), que compõem o Órgão Gestor da Política Estadual de Educação Ambiental, em parceria com representantes da sociedade civil, do setor produtivo e de órgãos dos governos municipais, estadual e federal, vêm trabalhando na elaboração do Programa Estadual de Educação Ambiental.

Em 2015, foram realizadas 10 oficinas regionais, 75 seminários municipais e 10 seminários regionais, que contaram com a participação de mais de duas mil pessoas.

No mês passado, o Órgão Gestor (Sedu/Seama/Iema) concluiu uma das últimas etapas do processo – o Encontro Estadual –, que possibilitou aos delegados eleitos nos seminários municipais desenvolverem um processo de debate democrático com consultoria técnica especializada sobre diferentes temas da Educação Ambiental, traçando as linhas de ação, as estratégias, os critérios, os instrumentos e as metodologias que vão constituir o documento.

Educação Ambiental

Entende-se Educação Ambiental como “processos permanentes de ação e reflexão individual e coletiva voltados para a construção de valores, saberes, conhecimentos, atitudes e hábitos, visando uma relação sustentável da sociedade humana com o ambiente que integra”, conforme previsto na Política Estadual de Educação Ambiental (Lei 9265/09).

A Seama e o Iema têm atuado em ações de Educação Ambiental voltadas para a integração entre o ser humano e o ambiente que o cerca, promovendo ações de caráter permanente e contínuo que fomentam a participação popular, a preservação, conservação e recuperação do ambiente, em busca da sustentabilidade socioambiental.

Participar da construção do Programa Estadual de Educação Ambiental, por meio da consulta pública, é contribuir com sua opinião para uma gestão mais democrática e participativa das questões socioambientais.

Assessoria de Comunicação Seama/Iema
27-3636 2591 / 9 9977-1012