Governo do Estado do Espírito Santo
03/03/2023 17h01

Programa de Voluntariado do Iema proporciona vivenciar rotina de Unidades de Conservação

O Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação (PVUC), realizado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), proporciona aos participantes a oportunidade de ter contato com a natureza e ver de perto como é a gestão de um parque estadual. Neste ano, os parques estaduais Forno Grande, Itaúnas e Cachoeira da Fumaça já receberam voluntários, que vivenciaram a rotina de uma Unidade de Conservação (UC).

No Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, os voluntários Danilo Lino, Gabriela Paulucio, Jessica Soares e Lavinia dos Reis receberam a capacitação “Unidade de Conservação, os objetivos do Programa de Voluntariado e suas atuações”. “Os voluntários atuaram em diversas atividades, a maioria voltada ao uso público devido à realização do programa no período do Carnaval”, destacou o gestor do parque, Leoni Contaifer.

Já no Parque Estadual de Itaúnas (PEI), os voluntários foram Bárbara Massariol, Eduarda Ranção, Isabela Diniz e Gustavo Rocha. “Do fim de dezembro até o Carnaval, tivemos voluntários que deram apoio ao visitante, principalmente na praia de Itaúnas. Eles atuaram ainda em ações de educação ambiental com escolas e visitantes, enfatizando a visitação consciente no PEI e nas praias, estimulando o cuidado com o lixo e a atenção às normas”, explicou o servidor do parque Gustavo Rosa.

Em Itaúnas, os voluntários ainda realizaram ações de manejo e sinalização de trilhas; contribuíram com a organização da exposição do centro de visitantes do PEI e com a pintura do painel para fotos com visitantes da sede; realizaram a aplicação de questionários de satisfação aos visitantes; deram apoio às oficinas do Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social do PEI; entre outras atividades.

No Parque Estadual Forno Grande, os voluntários também atuaram na sinalização de trilhas e atendimento aos visitantes. Ana Paula Vieira, Mylena Martins, Ruth Cordido, Eveline Ugalde e Silvia Xavier vivenciaram a rotina do local. “Para a gente, o programa é muito importante, pois, além de auxiliar no atendimento aos visitantes, promove a educação ambiental”, disse o gestor do Forno Grande, Rodolpho Torezani. 

“Sou mestranda em Agroecologia e foi uma experiência muito enriquecedora para minha formação. Foi possível identificar o potencial que a Unidade de Conservação tem. É de suma importância que todos possam conhecer o parque, assim como os outros do Estado”, contou a voluntária Silvia Xavier.

 

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard