A primeira turma da Formação de Gestores em Educação Ambiental concluiu o curso nessa terça-feira (28). A ação capacitou 60 servidores públicos municipais em Educação Ambiental e Políticas Públicas, com o objetivo de fortalecer a gestão municipal. A formação foi realizada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Uma segunda turma está prevista para março de 2022.
A aula de encerramento, realizada de forma virtual, contou com a participação do diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza, da gerente de Educação Ambiental do Iema, Anna Tristão, além de professores e alunos dos 12 municípios que fazem parte do ProdNorte: Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.
“Agradecemos a todos pela dedicação e empenho no curso. Esperamos que os conhecimentos adquiridos na formação sejam usados na evolução constante da Educação Ambiental nos municípios, porque sem educação não transformamos a sociedade. Repliquem os aprendizados nos municípios e nos ajudem a formar uma base para a construção das políticas públicas municipais de educação ambiental”, ressaltou Alaimar Fiuza.
“O curso é um marco para a Educação Ambiental de nosso Estado e uma primeira fase se encerra. Agradecemos a todos os envolvidos por se dedicarem três dias por semana, desde agosto”, disse Anna Tristão. “A segunda fase é a partir de abril, quando a equipe técnica formada pela Seama, Sedu, Iema, Agerh e MPES vai dar início às oficinas de diagnóstico participativo para a elaboração das políticas municipais de Educação Ambiental com estes alunos que concluíram a formação”, explicou.
O curso de extensão tem 180 horas e a segunda turma está prevista para março, com gestores e servidores dos municípios do Caparaó. A primeira etapa inclui as aulas e, a segunda, as Oficinas de Diagnóstico Participativo para Elaboração das Políticas Públicas Municipais de Educação Ambiental.
Atualmente, apenas os municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória e sete do interior têm políticas estabelecidas, seja por iniciativa própria ou em parceria com o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES). Do interior, são Colatina, Linhares, Governador Lindenberg, Sooretama, Marilândia, Baixo Guandu e Cachoeiro. Da Grande Vitória, são Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591 / 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br / comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES