Governo do Estado do Espírito Santo
25/05/2018 16h19 - Atualizado em 25/05/2018 16h20

Primeira indústria de produção de MDF do Estado recebe licença de operação

Foi assinada nesta sexta-feira (25), no Palácio Anchieta, a licença de operação da primeira indústria de produção de placas de fibra de madeira de média densidade (MDF) do Espírito Santo. O alvará foi emitido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema). A empresa Placas do Brasil S/A está instalada em Pinheiros, Região Norte do Estado, e participa do programa de incentivo ao governo Invest-ES. 

A chegada da empresa Placas do Brasil gerou 160 empregos diretos e 450 indiretos. Durante as obras, foram gerados 400 empregos, chegando a 700 no pico das obras. A fábrica, que deve entrar em operação em junho deste ano, produzirá painéis de MDF cru e revestido para a indústria moveleira do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e do Nordeste. A capacidade de produção será de 25 mil m³ por mês, sendo 12 mil revestidos. 

Para Aladim Cerqueira, secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a chegada do empreendimento reafirma o grande potencial do Espírito Santo, mas também a responsabilidade ambiental. “Estamos muito felizes em emitir mais essa importante licença. A Placas do Brasil será a primeira indústria de produção de MDF no Estado, o que mostra a grande competitividade do Espírito Santo. Além disso, ela também irá operar com circuito hídrico fechado, onde todos efluentes gerados pela planta serão tratados e reaproveitadas no processo”, comentou o secretário. 

A concepção do empreendimento partiu de uma iniciativa do Sindicato da Indústria de Madeira e Móveis de Linhares e Norte do Espírito Santo, cujo objetivo é tornar mais competitivo a produção moveleira de Linhares, visto que o principal insumo desta indústria, o MDF, consiste em produto volumoso de médio valor agregado, com considerável percentual do seu preço associado ao custo de logística. 

O secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, ressaltou a importância do empreendimento para a economia capixaba. “A fábrica vai nos tornar mais competitivo e movimentará a cadeia produtiva de móveis e da agricultura, com a produção de eucaliptos usados na produção do MDF”.

A área total da Placas do Brasil S/A constitui-se de 650.100 m², sendo que 164.500 m² corresponde à Área de Preservação Permanente (APP), 485.600 m² de área disponível para a planta, incluindo futuras expansões, e 136.000 m² de área efetiva da planta fabril.

O projeto prevê investimentos de R$ 450 milhões na indústria e mais R$ 100 milhões na base florestal. 


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Mariana Bolsoni
Paulo Sena
meioambiente.es@gmail.com
(27) 3636-2591/ 3636-2592
(27) 99977-1012

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard