Governo do Estado do Espírito Santo
03/04/2025 09h34

Plano de manejo da Pedra do Elefante avança com diretrizes para zoneamento

A Área de Proteção Ambiental da Pedra do Elefante (APAPE), em Nova Venécia, deu mais um passo na organização de seu plano de manejo. A reunião, realizada nessa terça-feira (1º), na incubadora do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Nova Venécia, contou com representantes das secretarias de Cultura e Turismo, Meio Ambiente e Agricultura do município, além da comunidade da região representantes da igreja Católica (Santuário), iniciativa privada e praticantes de esportes radicais.

Gerida pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), a APAPE é um dos principais atrativos naturais da região. O gestor da APA, Thales Lacerda, explicou que a implementação do plano reforça o compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da área. “Conseguimos, nesta reunião, estabelecer as diretrizes para o zoneamento, o que já é um grande avanço para garantir a conservação ambiental e a valorização das atividades econômicas e recreativas de forma equilibrada”, afirmou.

Coordenado pela empresa Greentec, o projeto definiu as diretrizes de zoneamento da área como sendo: Zona de Uso Restrito, Zona de Produção 1, Zona de Produção 2 e Zona de Adequação. A Zona de Adequação refere-se ao manejo adequado e à recuperação de um meio ambiente degradado, enquanto a Zona de Uso Restrito permite a exploração ecologicamente sustentável, levando em consideração as recomendações técnicas de pesquisa. Já as zonas de produção são destinadas à produção agrícola, pecuária e beneficiamento de rocha (Britagem), sendo que a maior parte da área - mais de 90% - está incluída entre a Zona de Uso Restrito e a Zona de Produção 1.

Texto: Ana Clara Gonçalves

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Linkedin: Iema

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard