Governo do Estado do Espírito Santo
29/01/2024 08h00 - Atualizado em 31/01/2024 15h14

Parques estaduais recebem visitas técnicas da consultoria contratada para modelar a concessão

Os seis parques estaduais do Espírito Santo receberam, desde a segunda quinzena de janeiro, a visita da equipe técnica da empresa Ernst & Young Global Limited, que foi contratada pelo Governo do Estado para estudar as potencialidade e fragilidades dos parques e propor uma modelagem de concessão para a exploração econômica do uso público.

As visitas contaram com a presença de uma comitiva técnica de servidores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

O objetivo dos encontros foi a apresentação das unidades de conservação, feitas pelos próprios gestores e ex-gestores dos parques, além da apresentação das equipes de servidores, numa ação preparatória e de reconhecimento das áreas de atuação.

Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto as histórias e curiosidades dos parques e do entorno, além de receber informações sobre a riqueza da biodiversidade das unidades. O grupo ainda participou das principais trilhas ecológicas e do avistamento dos monumentos naturais dos respectivos parques, num processo de imersão ao ambiente natural.

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, as visitas têm um papel importante para a contextualização e, neste primeiro contato com gestores locais, foi possível perceber desafios e oportunidades. “Os representantes da empresa contratada para a modelagem estão vivenciando e percebendo o grande potencial que os nossos parques têm. Nestas visitas primárias, eles têm a oportunidade de ouvirem pela voz dos gestores dos parques suas expectativas, anseios e desafios”, explicou o secretário.

"As visitas foram importantes para estabelecer um primeiro diálogo com as equipes sobre o objetivo da contratação explicar como seria a metodologia. Ao longo do ano serão realizadas outras visitas para conhecer além dos atrativos dos parques e também toda a região de entorno de cada um deles", destacou o gerente de Recursos Naturais do Iema, Rodolpho Torezani.

O processo de construção da modelagem de concessão dos Parques está na fase inicial de contratação, aguardando a liberação da ordem de serviço para dar início às atividades contratadas. A fiscalização do contrato do estudo de modelagem será realizada pela Seama. Além disso, será constituído um comitê interdisciplinar para o acompanhamento do trabalho, com a participação de representantes do Iema, da Seama, da Secretaria do Turismo (Setur) e da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), garantindo a participação também das comunidades do entorno dos parques.

Quais são os parques?

Os parques visitados e que serão estudados para a elaboração de uma modelagem de concessão são: Parque Estadual Paulo César Vinha (Guarapari), Parque Estadual Mata das Flores e Parque Estadual do Forno Grande (Castelo), o Parque Estadual Pedra Azul (Domingos Martins), o Parque Estadual Cachoeira da Fumaça (Alegre/Ibitirama) e o Parque Estadual de Itaúnas (Conceição da Barra).

 


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seama
Paulo Sena / Cilio Netto / Igor de Castro
(27) 99956-0609
meioambiente.es@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard