Governo do Estado do Espírito Santo
15/09/2021 14h57 - Atualizado em 15/09/2021 15h34

Parque Estadual Paulo Cesar Vinha recebe socioeducandas da Unidade Feminina de Internação do Iases

Pela primeira vez, uma Unidade de Conservação recebeu um grupo feminino de socioeducandas. O Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, em Guarapari, recebeu, nessa segunda-feira (13), três adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Unidade Feminina de Internação (UFI), do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).

As jovens tiveram a oportunidade de fazer as trilhas e participar de atividades de Educação Ambiental. A servidora Fernanda Severino, do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), guiou as socioeducandas pelas trilhas, explicando sobre a fauna e a flora local, além da importância da preservação da Unidade de Conservação.

“Poder sair da unidade depois de quase um ano sem contato com o mundo externo faz muita diferença. Duas das jovens são do interior do Estado e quase nunca têm oportunidade de ver o mar. Portanto, sem dúvidas, atividades externas como essa fazem muito bem para as adolescentes e contribuem muito com o papel da socioeducação nessas jovens”, afirmou a gerente da Unidade Feminina de Internação, Mayra Barcelos.

Ainda de acordo com a gerente da UFI, essa foi a segunda visita externa monitorada que as adolescentes fizeram enquanto cumprem a medida.  “A primeira delas foi uma visita ao circo. Essas atividades fora da Unidade só são permitidas porque duas delas estão na fase intermediária e uma na fase conclusiva do cumprimento da medida”, explicou Mayra Barcelos. Ela informou que outras visitas monitoradas já estão programadas

A socioeducanda M. E. avaliou como muito positiva a ação. " Foi uma experiência muito legal. Pude ver várias espécies de animais que não conhecia", destacou. Já a agente socioeducativa Dilcilene Moraes do Nascimento disse que as adolescentes tiveram a oportunidade de ter contato com a natureza e aprender a importância de preservar a natureza. "É muito gratificante poder acompanhar as meninas e ver o comportamento delas. Isso nos mostra que estamos no caminho certo", acrescentou.

A visitação à Unidades de Conservação, que já é desenvolvida no Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, em Guarapari, desde 2019, faz parte do Programa Trilha Cidadã, desenvolvido pela Gerência de Educação Ambiental do Iema. “Tanto esta como as demais visitas dos socioeducandos, que são mensais, seguem protocolos predefinidos com o Iases”, explicou a servidora do Iema Karla Fafá.

O Programa Trilha Cidadã visa a promover a inclusão social e a qualidade de vida aos visitantes das Unidades de Conservação, pelos benefícios do contato com a natureza, por meio de atividades de trilhas interpretativas. “Além do trabalho com os adolescentes do Iases, temos também ações para pessoas com deficiência, transtornos mentais, dependentes químicos e idosos”, ressaltou Karla Fafá.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES

Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard