A partir da próxima segunda (03), o Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (PEPCV) terá um calendário voltado para ações relativas ao Dia Mundial do Meio Ambiente e ao aniversário de 29 anos da Unidade de Conservação, ambos comemorados em 5 de junho. Serão desenvolvidas junto à comunidade escolar do entorno atividades lúdico-ambientais.
Até o dia 10 de junho, cerca de 350 alunos de sete escolas do entorno do PEPCV irão conhecer a área do parque para realização de trilhas, confecção de máscaras de animais da mata atlântica e contação de histórias com temas ambientais.
O envolvimento com as escolas do entorno do PEPCV teve início já no mês de maio, com as turmas dos 2º anos do ensino fundamental, com o estudo do livro “Rafael e a Restinga”, de Ana Braga Lacerda. Outro livro estudado foi “Preservando Nosso Quintal”, de Lauro Narciso.
Para a gestora do PEPCV, Joseany Trarbach, a falta de conhecimento por parte da população é um dos grandes entraves para a proteção ambiental. “Grande parte dos danos causados nas Unidades de Conservação e seu entorno ocorrem devido à falta de informação dos moradores destas áreas e ao distanciamento entre a população e a Unidade”, ressalta.
Ao levar educação ambiental aos alunos e envolvê-los com a Unidade de Conservação, eles tornam-se multiplicadores das informações adquiridas. “Assim eles levam a sensação de pertencimento do Parque para sua comunidade, estreitando laços e quebrando barreiras”, complementa Joseany Trarbach.
As escolas que irão participar das atividades são as do ensino fundamental subordinadas à Secretaria Municipal de Educação de Guarapari (Semed). São elas: E.M.E.F Celita Bastos Garcia (bairro Una); EMEIEF Tânia Ahouagi Amaral Milo (loteamento Village do Sol); E.M.E.F João Batista Celestino (loteamento Village do Sol); E.M.E.F Otávio Pinto Ribeiro (comunidade rural Jabuticaba); E.M.P.E.F Antônio Pedro da Vitória (comunidade rural Laje das Pedras); E.M.E.I.F Eugênio Deoclécio Borges (bairro Una) e E.M.U.E.F Ana Coutinho de Almeida (Comunidade Rural de Andana).
Saiba mais sobre o Parque Estadual Paulo Cesar Vinha:
Abrigando uma das mais ricas áreas de restinga ainda preservadas no Espírito Santo, o Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, localizado do município de Guarapari, é parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e é uma das regiões prioritárias para a conservação da biodiversidade do “hotspot” Mata Atlântica.
Criado em 5 de junho de 1990, pelo Decreto Estadual nº 2.993- N, tem como principal objetivo resguardar um exuberante ecossistema de restinga, constituído por uma variedade de ambientes naturais, como praias, costões rochosos, lagoas, alagados, dunas, matas de palmeiras, mata seca de restinga, e formações abertas de clúsia e ericácea.
O parque é formado por cerca de 1.500 hectares, sendo circundado por uma Área de Proteção Ambiental (APA de Setiba) de 12.580 hectares, que protege o arquipélago das Três Ilhas, além de praias, florestas de tabuleiros, rios e manguezais. No entorno do PEPCV estão localizadas sete escolas públicas de ensino fundamental, e os alunos destas escolas são os alvos das ações de educação ambiental da Unidade.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Flávia Fernandes / Paulo Sena
(27) 3636-2592 / (27) 99977-1012
meioambiente.es@gmail.com