23/10/2019 16h37 - Atualizado em 23/10/2019 16h47

Parque Estadual Paulo Cesar Vinha realiza concurso de poemas com alunos do entorno

Foto: Iema/Divulgação

Para estreitar a relação e criar um sentimento de pertencimento entre o Parque Estadual Paulo Cesar Vinha e alunos das escolas no entorno da área, os servidores do Parque criaram um concurso de poemas com alunos da Escola Municipal Pluridocente de Ensino Fundamental (EMPEF) Otávio Pinto Ribeiro, localizada na comunidade rural de Jabuticaba, na cidade de Guarapari.

Com o projeto “Poesia na Restinga” foi possível interagir com a comunidade do entorno, ampliando a educação ambiental e o conhecimento da fauna e flora do Parque. Assuntos como “consciência ambiental”, “preservação” e “respeito ao meio ambiente” foram aplicados pelos participantes. O poema vencedor enfeita uma ruína na entrada da Trilha do Alagado.

A ideia de pintar as ruínas partiu dos próprios servidores do Parque, assim como dos voluntários que lá atuam. “Tivemos essa ideia para incentivar os alunos das escolas adjacentes e assim nasceu o projeto Poesia na Restinga. Participaram 15 crianças do quarto ano e quinto ano e o resultado foi motivador, pois houve colaboração de todos e foi uma forma que o Parque encontrou de registrar e divulgar criações, popularizando as poesias”, avalia a gestora do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, Joseany Trarbach.

Educação ambiental

O vencedor do concurso de poesia foi o aluno Kauan Eduardo da Silva Ribeiro, do quinto ano da EMPEF Otávio Pinto Ribeiro. Para a professora regente da escola do bairro Jabuticaba, Leniana de Fátima Ribeiro, esse tipo de projeto é importante, pois incentiva a escrita e a leitura por meio de atividades lúdicas.

“Dessa forma haverá mais compromisso com a preservação ambiental. Enquanto educadora, fiz questão de mostrar para eles que um concurso vai além de alcançar um prêmio, ou seja, é também uma forma de adquirir experiência para enfrentar os desafios do cotidiano”, ressaltou a professora Leniana de Fátima Ribeiro.

Com apenas 10 anos de idade, o vencedor do concurso disse que a curiosidade foi o maior incentivo, apesar da timidez. “Para o Kauan Eduardo foi importante, pois ele é uma criança humilde e consciente. Ele é curioso e executou as atividades sem expectativas de vencer”, contou a professora.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iema/Seama