07/06/2023 16h54

Parque Estadual Paulo Cesar Vinha foi destaque em Feira de Educação Ambiental

A riqueza da fauna e flora do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (PEPCV) foi destaque na VI Edição da Feira de Educação Ambiental (FEAG). O evento foi realizado pela Prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (Semag), nessas segunda-feira (05) e terça-feira (06), no Complexo Esportivo e Cultural Mauricio Santos, em Muquiçaba.

No estande da Unidade de Conservação (UC) montado na feira, foram apresentadas a espécie endêmica que só existe no parque, como, por exemplo, o sapo da espécie Melanophryniscus setiba, além da abordagem realizada para lembrar o incêndio que atingiu o PEPCV no ano passado.

Também foi trabalhado o programa de Educação Ambiental do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) “Preservando o nosso quintal”, tanto em relação à divulgação quanto no que se refere à mobilização dos professores para a participação do projeto.

“Mais de 130 professores receberam o livro ‘Preservando o Nosso Quintal do PEPCV’ e foram convidados para uma oficina de formação que será realizada neste mês e no mês que vem no parque”, contou o voluntário do estande Lauro Narciso, que é também autor da obra.

“Fizemos vários contatos com secretarias, educadores, ONGs e outros possíveis parceiros para o Preservando. Também recebemos muitos estudantes que trocaram ideias sobre a vontade de conhecer o parque ou a possibilidade de retorno e moradores da vizinhança, relatando como o foi o incêndio na percepção deles”, ressaltou a servidora do Iema, Rosilene Vieira.

Semana do Meio Ambiente

Na Semana do Meio Ambiente, também foi promovida uma série de atividades no Parque Estadual Paulo Cesar Vinha em alusão ao Dia do Meio Ambiente, celebrado no último dia 05 de junho. Uma programação repleta de atividades de educação ambiental foi realizada no parque, como teatros, palestras e trilhas com alunos das escolas do entorno da Unidade de Conservação.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema