Governo do Estado do Espírito Santo
05/06/2021 07h24

Parque Estadual Paulo Cesar Vinha completa 31 anos

Foto: Karolina Gazoni/Iema

Um paraíso da biodiversidade e que guarda em seu interior uma das restingas mais ricas do litoral brasileiro, o Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (PEPCV) completa 31 anos neste sábado (05), Dia Mundial do Meio Ambiente. Com sua maior parte localizada em Guarapari, o parque, que pode passar despercebido por quem transita na Rodovia do Sol, é um importante espaço de defesa e conservação da biodiversidade.

Apesar de estar fechado no momento, em função das medidas de restrição da pandemia, quando aberto, o parque oferece aos seus visitantes uma experiência única de contato com a natureza, unindo diferentes espécies de fauna e flora, que podem ser apreciadas em suas trilhas. Além disso, o PEPCV engloba ainda praias e lagoas, com destaque para a Lagoa da Caraís, um dos atrativos mais procurados.

Tanta riqueza e beleza natural requerem, entretanto, cuidado e proteção, tarefa não só dos servidores que trabalham no parque, mas também dos visitantes. “Infelizmente, muitas vezes, encontramos lixo nas áreas do PEPCV, principalmente na região das praias. Por isso, pedimos que todos sempre recolham seu lixo e levem embora”, ressalta a gestora do parque, Josiany Trarbach.

“No monitoramento das praias, em relação à quantidade e composição de resíduos, observamos que os plásticos são os mais frequentes”, conta a gestora. “A preocupação maior é com o seu elevado tempo de decomposição e por causarem ferimentos e até morte das espécies marinhas”, completa.

 

História

Nas décadas de 1970 e 1980, a área onde se localiza o Parque foi alvo de pressão de ocupações por meio de loteamentos, o que ocasionou na abertura de acessos, aterros e corte de vegetação em uma área de grande importância ecológica.

A região também sofria com a retirada de areia, caçadas e queimadas criminosas.  Em meados de 1980, no entanto, representantes da sociedade e de Organizações Não Governamentais Ambientalistas uniram esforços para a proteção da área junto ao Governo do Estado do Espírito Santo. Assim, houve a criação do Parque Estadual de Setiba, em 1990, por meio do Decreto Estadual Nº 2.993-N, de 05 de junho, sendo um importante marco do Estado do Espírito Santo, pois o dia também marca, internacionalmente, o Dia Meio Ambiente.

Em 1994, o Parque teve seu nome alterado para “Parque Estadual Paulo Cesar Vinha”, em homenagem ao biólogo que desenvolveu importantes pesquisas e lutou contra a extração de areia na região. Devido à sua luta pela preservação do meio ambiente, Paulo Cesar Vinha foi assassinado em 1993 no limite norte da unidade de conservação.

Linha do tempo

Anos 60: Nessa época, muitas pessoas foram morar na região, aproveitando grandes investimentos econômicos nos municípios de Vila Velha e Guarapari.

Anos 70: A Empresa Capixaba de Turismo incentivou a ocupação da região com o loteamento “Cidade do Sol”, que fica entre os bairros Ponta da Fruta e Setiba.

Anos 80: Para a construção dos loteamentos “Recreio de Setiba” e “Tropical Clube”, muitas árvores foram derrubadas numa área de grande importância ecológica. Além disso, a região sofreu com a retirada de areia, a caça ilegal e queimadas criminosas.

1989: Percebendo a degradação do meio ambiente na região, a ONG Avidepa trabalhou nos estudos e articulações para a proteção da natureza.

1990: Para vitória da natureza, no dia 05 de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, foi criado o Parque Estadual de Setiba.

1994: O Parque teve seu nome alterado para “Parque Estadual Paulo Cesar Vinha”, em homenagem ao biólogo Paulo Cesar Vinha.

 

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard