Governo do Estado do Espírito Santo
02/05/2023 16h39

Parque Estadual Paulo César Vinha comemora Dia da Floresta de Restinga

O Dia Estadual da Floresta de Restinga, celebrado em 28 de abril, não passou em branco no Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV), localizado em Guarapari, e que abriga uma das mais ricas áreas de restingas ainda preservadas no Estado. A Unidade de Conservação (UC) recebeu alunos da Escola Municipal Pluridocente de Ensino Fundamental (EMPEF) Cleria Belo Lyra, localizada na zona de amortecimento do parque, para comemorar a data e realizar atividades que mostraram a importância da restinga para os estudantes.

Durante o dia, foram desenvolvidas ações de Educação Ambiental, além do plantio de mudas de espécies nativas da vegetação. Os alunos também fizeram a Trilha da Restinga, a principal do parque, que dá acesso ao mar e à Lagoa de Caraís, que tem variações da vegetação de restinga. “Foi uma ação pequena, mas importante pois mostramos aos alunos da escola que tem o parque como vizinhança a importância de preservar a restinga”, disse o gestor do Parque Estadual Paulo César Vinha, Georges Mitrogiannis.

A restinga é um ecossistema costeiro, associado ao bioma da Mata Atlântica, que ocorre ao longo de áreas litorâneas, e é fundamental para o equilíbrio ambiental e proteção das praias. Além de ser um ecossistema rico em espécies de fauna e flora endêmicas, as restingas exercem uma série de funções socioambientais, entre elas a fixação de dunas litorâneas, protegendo o litoral de eventos erosivos das ondas e marés.

A vegetação de restinga atua como uma barreira física, mas também fornece e fixa sedimentos que auxiliam na recuperação das praias e na formação das ondas e dos bancos de areia. Além disso, têm valor ornamental e paisagístico, contribuindo para o turismo contemplativo.

Criado em 05 de junho de 1990, o Parque Estadual Paulo César Vinha, localizado em Guarapari, tem como principal objetivo resguardar um exuberante ecossistema de restinga, constituído por uma variedade de ambientes naturais. A data de 28 de abril, inclusive, foi escolhida para ser o Dia da Restinga por ser o dia da morte do ativista ambiental Paulo César Vinha, que se destacou na luta pela preservação da Mata Atlântica e dá nome ao parque desde 1994.

O Parque é formado por 1.500 hectares, sendo circundado pela Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba. Com 12.580 hectares, a APA foi criada em 1994, abrigando uma porção terrestre e marinha. O PEPCV tem ambientes como praias, costões rochosos, lagoas, alagados, dunas e diferentes fitofisionomias da restinga, constituídas por comunidades herbáceas, arbustivas ou arbóreas que formam um mosaico com diferentes formações vegetais.

Em atenção à flora, a restinga do Parque é uma das mais ricas em espécies de angiospermas (flora) do Brasil, sendo considerada uma área prioritária para a conservação da biodiversidade. Em um estudo das angiospermas do PEPCV, realizado pela pesquisadora Julia Guarnier, em 2019, foram listadas 634 espécies, reunidas em 367 gêneros e 111 famílias de angiospermas, o que representa 45,5% das espécies citadas para as restingas capixabas.

A fauna das restingas é rica em insetos, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, ocorrendo no Parque Estadual Paulo César Vinha espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. 

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard