Governo do Estado do Espírito Santo
30/08/2019 13h49 - Atualizado em 30/08/2019 13h53

Parque Estadual Mata das Flores realiza projeto de incentivo à leitura em Castelo

Foto: Iema/Divulgação

O projeto Biblioteca Itinerante, promovido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), em parceria com o Parque Estadual Mata das Flores, fechou com chave de ouro o mês de agosto. Após 60 dias de exposição de livros de literatura na Escola Impacto Educacional, localizada no município de Castelo, os alunos aprenderam um pouco mais sobre a importância da leitura e do meio ambiente.

Os 16 alunos do Ensino Fundamental ficaram entusiasmados com todo o contexto literário apresentado e trocaram experiências lúdicas e pessoais, com estímulos criativos. Durante o período em que o projeto permaneceu na escola, várias atividades foram realizadas como contação de histórias, dinâmicas de educação ambiental, oficina de máscaras e palestras sobre o Parque Estadual Mata das Flores, que também está localizado no município de Castelo.

O projeto Biblioteca Itinerante visa democratizar as informações ambientais com estímulo à leitura, coletando, reunindo e disseminando as discussões sobre o meio ambiente junto às comunidades do entorno. O projeto é desenvolvido com a disponibilização de uma Banca Literária Ambiental nas escolas. 

Faz parte da Biblioteca Itinerante um baú que contém cerca de 40 livros de literatura infantil e revistinhas em quadrinhos. Além disso, há a realização de um diário de leitura, adesivos e figurinhas como material de apoio para desenvolvimento das atividades lúdicas e didáticas. 

“Esses materiais ajudam muito a estimular a leitura junto aos estudantes. Para o encerramento do projeto, realizamos um delicioso piquenique com alunos e professores”, contou a técnica em desenvolvimento ambiental e recursos hídricos do Iema Janine Scandiani.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iema/Seama
Flávia Fernandes / Paulo Sena
(27) 3636-2592 / (27) 99977-1012
meioambiente.es@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard