O II Encontro de Pesquisa do Parque Estadual Mata das Flores irá acontecer na próxima sexta feira (20), às 8h30 na Câmara de Vereadores de Castelo. O objetivo do evento é tornar público dados coletados sobre a flora do parque, que é gerenciado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema).
Os resultados dessa pesquisa serão apresentados por meio de palestras durante o evento. Dentre os palestrantes, está a professora e pesquisadora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Tatiana Tavares Carrijo, que destaca o valor desse tipo de pesquisa. “É relevante fazer esse levantamento para mostrar a magnitude dessa vegetação para a mata atlântica”, contou.
Do mesmo modo, o professor e pesquisador da Universidade Vila Velha, Mário Luís Garbin, que irá apresentar no encontro a palestra “Aspectos biológicos: o que aprendemos com Mata das Flores?”, ressalta que o evento é primordial para a comunidade em torno da unidade. “É uma chance da gente conversar com a população que está diretamente ligada ao parque. É de extrema importância esclarecer para as pessoas que vivem em torno do local sobre esses temas e sensibilizar a comunidade quanto à importância de preservar a unidade”, explicou.
O servidor do Iema, Roberto Vervloet, encerra o evento com a palestra “Desafios do Parque Mata das Flores”.