O Parque Estadual Mata das Flores, localizado em Castelo, ganhará uma sede própria. A aquisição do terreno e a construção da sede é resultado de uma conversão de multa ambiental emitida pelo Governo do Estado, por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), para a empresa Uniaves. O valor a ser convertido é de R$ 472.589,38.
A vigência do termo de compromisso da conversão de multa é de 16 meses, prazo em que a nova sede deve ser entregue pronta para o Iema. “O Parque Estadual Mata das Flores é, atualmente, o único parque que não tem visitação e, com a nova sede, a unidade será estruturada para receber o público”, destaca a diretora-presidente em exercício, Caroline Machado.
A conversão de multas é um instrumento previsto na Lei 7.058/2002 e permite que o valor da multa seja revertido em bens ou serviços ambientais. O extrato do termo de compromisso de conversão de multas foi publicado no Diário Oficial da segunda-feira (09).
Parque Estadual Mata das Flores
O Parque Estadual Mata das Flores tem uma área de 800 hectares e tem este nome devido a sua característica mais marcante: a diversidade de espécies vegetais presentes nos fragmentos florestais de Mata Atlântica, o que proporciona também uma diversidade de flores.
Mata das Flores mostra que fragmentos pequenos de Floresta Atlântica protegem uma altíssima riqueza de espécies ameaçadas, novas e endêmicas. Protegem ainda processos importantes para a manutenção da diversidade relacionados com a variação na fertilidade dos solos em gradientes topográficos.
Entre as espécies vegetais raras e ameaçadas da Unidade de Conservação destacam-se uma de grande porte, o jequitibá-rosa, muito explorado no passado para o uso da madeira, hoje ele é símbolo do Estado do Espírito Santo, tendo um de seus maiores indivíduos protegido pelo Parque Estadual Mata das Flores.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES