O Parque Estadual Forno Grande foi palco da etapa final do Insanity Mountain 2025, entre sexta-feira (10) e domingo (12). O evento, que se consolidou como referência estadual em corridas de montanha, atraiu mais de 70 atletas de diversas partes do país, como Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Acre e Bahia, transformando o parque em um vibrante centro de esporte, cultura e aventura. A região é conhecida como o “Alpes Capixaba”, devido às paisagens montanhosas que lembram os Alpes europeus.
A unidade tem 913 hectares e abriga o Pico do Forno Grande, o segundo ponto mais alto do Espírito Santo, com 2.039 metros de altitude. As características geográficas e o relevo do parque, que oferece trilhas e montanhas com variações significativas de altitude, constituem um local adequado para as modalidades de ecoturismo e esportes radicais de montanha.
“A realização de provas em trilhas e áreas de conservação, sob rigorosas diretrizes, reforça a importância da preservação ambiental. Os atletas se tornam embaixadores do parque, vivenciando em primeira mão a riqueza da Floresta Ombrófila Densa Montana e Altimontana e a necessidade de proteger o bioma da Mata Atlântica”, destacou o gestor do parque, Rodolpho Torezani.
O evento teve início na sexta-feira, com o Insanity Mountain Forno Grande Vertical Kilometer (quilômetro vertical). Caracterizada por uma subida extremamente íngreme, essa modalidade exige que os atletas superem 1.000 metros de desnível vertical em um percurso máximo de 5 km de extensão, testando os limites de força e resistência.
No sábado, foi a vez do Trail Running, com percursos que exploraram as trilhas do parque, incluindo o Trail Longo (37km), Médio (21km) e Curto (12km), integrando o Campeonato Estadual de Skyrunning. O evento foi encerrado no domingo com as provas de Mountain Bike, oferecendo percursos para diferentes níveis de experiência: o Pro, com 60km, e o Sport, com 35km.
Referência estadual de corridas em trilhas, o Insanity Mountain é patrocinado pela Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC). O evento funciona como um circuito de provas em formato de festival que alia a prática dos esportes de montanha a programações culturais e gastronômicas.
Texto: Maju Carvalho
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES