O Parque Estadual de Itaúnas, em Conceição da Barra, recebeu equipamentos que irão reforçar a estrutura de combate e prevenção a incêndios florestais. Além de instrumentos operacionais de resposta a incêndio em vegetação, também foram entregues equipamentos de proteção individual.
A aquisição dos instrumentos é uma das etapas do projeto de formação de brigadistas florestais voluntários. O projeto é elaborado pelo Programa Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevines), que consiste em desenvolver atividades de precaução e combate a combustões florestais em áreas que coloquem em risco as Unidades de Conservação e os seus entornos.
O objetivo é munir os combatentes com apetrechos que potencializem as ações de resposta a incêndio, garantido a proteção adequada dos brigadistas para o enfrentamento de ocorrências.
Uniformes e veículos apropriados para garantir um melhor desempenho no combate a incêndios também estão em processo de aquisição. Além do Parque de Itaúnas, o Parque Estadual de Pedra Azul também receberá novos equipamentos na próxima semana.