O Parque Estadual de Itaúnas realizou uma atividade educativa com alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Córrego do Cedro, localizada na zona de amortecimento da unidade de conservação, na manhã dessa quinta-feira (04). A ação teve como foco a prevenção de incêndios.
Participaram duas turmas de diferentes faixas etárias. Para os estudantes mais velhos, foram abordados temas como a diferença entre queimadas controladas e incêndios florestais, os impactos do fogo no dia a dia da comunidade, a forma como ele se propaga, os desafios do combate e as medidas de prevenção.
Também foi explicado em quais situações é necessária a autorização do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) para realizar queimas controladas em atividades agrícolas, além dos procedimentos a serem seguidos em caso de ocorrência de incêndio e como acionar os órgãos públicos competentes.
Com as crianças menores, o tema foi direcionado para como o fogo se inicia, como os brigadistas atuam no combate. Ambas as turmas tiveram a oportunidade de conhecer na prática os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e as ferramentas utilizadas no enfrentamento das chamas, como motobombas, abafadores e outros equipamentos utilizados pelos brigadistas do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), que atuam no Programa Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevines).
O técnico de Desenvolvimento Ambiental e Recursos Hídricos, André Tebaldi, ressaltou a importância da iniciativa: “Foi muito gratificante esse contato com as crianças e escolas trabalhando em ações preventivas, já que estamos no período mais crítico de risco de incêndio, de setembro a outubro.”
Texto: Victor Mattedi
Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Linkedin: Iema