O Parque Estadual de Itaúnas, em Conceição da Barra, e a Área de Proteção Ambiental (APA) Pedra do Elefante, em Nova Venécia, receberam, nesta semana, um grupo de servidores do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). A visita técnica possibilitou aos servidores do Iema ver de perto a realidade das Unidades de Conservação (UCs) e dialogar com pessoas das comunidades do entorno.
“Ouvimos as demandas e apresentamos ações para os locais, como o desenvolvimento dos planos de manejos. Essa foi uma oportunidade de ver de perto a realidade de cada lugar, observando o que evoluiu e as novas demandas desde a nossa última visita”, destacou o diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza, que participou das agendas e ressaltou a importância de reforçar o pertencimento das comunidades e a sinergia dos diversos atores, em busca de um desenvolvimento mais sustentável nas UCs.
Em Itaúnas, além do momento de diálogo com os servidores do parque, foi realizada ainda a vistoria e avaliação nas trilhas do Tamandaré e do Pescador, e na Trilha de Itaúnas, inaugurada em novembro do ano passado, durante as comemorações de 30 anos do parque. Houve ainda um bate-papo sobre a integração com empreendedores do ecoturismo na busca de melhores alternativas para a área.
Já na APA Pedra do Elefante, foi realizada uma roda de conversa com a comunidade local. Os moradores da região puderam ouvir as ações em curso para a APA e foram orientados sobre a criação do conselho consultivo da unidade de conservação. Na ocasião, também foi realizada uma visita à famosa gameleira, árvore centenária de, aproximadamente, 15 metros de altura, com raízes que chegam a 1,80 metros.
Participaram da visita também o gerente de Recursos Naturais do Iema, Rodolpho Torezani, e a coordenadora do Escritório Local de Processos e Inovação (ELPI), Maria Aparecida Sodré.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591 / 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br / comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES