Governo do Estado do Espírito Santo
12/09/2025 16h00

Parque de Itaúnas reestrutura sinalização de trilhas para fortalecer ecoturismo na região

O Parque Estadual de Itaúnas está finalizando a primeira fase de um projeto de sinalização, melhoria e reestruturação das trilhas ecológicas da Unidade de Conservação. A iniciativa, conduzida por equipes técnicas internas, tem o objetivo de proporcionar melhores condições para os visitantes explorarem as belezas naturais da região, indo além do tradicional turismo de sol e praia.

Um dos destaques dessa primeira fase foi a integração de duas trilhas já conhecidas pela comunidade local e visitantes: a Trilha da Borboleta e a Trilha do Buraco do Bicho. A conexão foi possível graças à construção de uma passarela e ao remanejamento de um trecho da trilha, tornando o percurso mais acessível e agradável.

Além disso, o setor norte do parque, que inclui essas trilhas e outras vias naturais, está recebendo totens de sinalização em pontos estratégicos. Esses totens apresentam informações claras sobre os caminhos e suas direções, permitindo que os visitantes escolham seu percurso com autonomia e segurança.

Segundo o servidor do Iema que atua no parque, André Tebaldi, o projeto pretende atrair um público interessado em atividades de ecoturismo, como caminhadas e observação de fauna e flora em ambientes naturais. “Estamos preparando as trilhas para que possam ser percorridas tanto com guias locais credenciados quanto de forma autoguiada, ampliando o acesso e promovendo uma conexão mais profunda com a natureza”, explicou.

A segunda fase do projeto contemplará a sinalização do setor sul do parque, incluindo trilhas importantes como a da Alméscar e a da Barra. A etapa seguinte marcará a integração do parque à Rede Capixaba de Trilhas e à Rede Nacional de Trilhas, com um percurso de longo curso com aproximadamente 32 km de extensão, ligando o extremo sul do parque, em Conceição da Barra, ao extremo norte, no Riacho Doce, na divisa com a Bahia.

Essa trilha será sinalizada conforme os padrões nacionais e terá identidade visual própria, tornando-se um atrativo ainda maior para ecoturistas, caminhantes e ciclistas.

 

Texto: Maju Carvalho

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Linkedin: Iema ES

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard