15/05/2019 16h23 - Atualizado em 15/05/2019 17h04

Parcerias e ações integradas ampliam trabalho de educação ambiental

Foto: Iema/Divulgação

Ações integradas do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) com demais órgãos públicos, entidades, instituições educacionais e sociedade civil organizada têm facilitado o trabalho de educação ambiental. Um exemplo foi a palestra “Licenciamento Ambiental de Indústria de Beneficiamento de Mineração no ES”, que aconteceu na última sexta-feira (10), em Aracruz.

A atividade fez parte da 2ª Semana da Engenharia Mecânica, Licenciatura em Química e Química Industrial no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus Aracruz.

Com o tema Desafios da Indústria 4.0: Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade”, o evento contou com a palestra do agente de desenvolvimento ambiental e recursos hídricos do Iema, Joder Torres do Vallis, que orientou os futuros profissionais nas áreas de Engenharia Mecânica, Química Industrial e Licenciatura em Química em suas rotinas de trabalho.

“O licenciamento ambiental é bem conhecido, mas gera muitas dúvidas nas pessoas, principalmente, para quem está entrando no mercado de trabalho. Quando o tema já é ambientado na faculdade há condições de maior familiarização e, assim, prestação de um melhor serviço”,observou Vallis.

A cidade de Aracruz conta com Conselho de Meio Ambiente paritário e deliberativo e permite à Secretaria Estadual de Meio Ambiente agilizar os licenciamentos sem sobrecarregar o Iema.

Ação integrada

Outra ação integrada do Iema é com o Sebrae e prefeituras municipais, no curso “Sabor e Gestão – Boas ideias para alimentação fora do lar”, que será realizado a partir desta quinta-feira (16) na Secretaria de Meio Ambiente de Atílio Vivacqua.

Já a oficina de fotografias e trilhas “Contribuições para a Interpretação e Educação Ambiental”, é uma parceria entre o Iema e o educador socioambiental, Geraldo José Alves Dutra, no Parque Estadual Forno Grande, em Castelo. O curso tem vagas limitadas, as inscrições são gratuitas e poderão ser feitas através do e-mail pefg.iema@gmail.com.

“O mundo está bastante mutável e a velocidade da informação mudou com a Internet. O Iema está aberto para o diálogo com entidades educacionais, instituições, órgãos públicos e sociedade para que seja possível acompanhar essa mudança, pois é muito importante que a educação ambiental acompanhe a realidade local. É uma maneira mais harmônica de caminhar”, analisa o diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema