Governo do Estado do Espírito Santo
15/10/2019 13h03

No Dia do Educador Ambiental, Iema comemora com apresentação musical para filhos dos servidores

Foto: Paulo Sena/Seama

Em comemoração ao mês do servidor e ao Dia do Educador Ambiental, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realizou, nesta terça-feira (15), um café da manhã solidário. A atividade envolveu a diretoria do Instituto, servidores e seus filhos com a apresentação musical “A Jubartinha”, de Tio Zé, do Projeto Amigos da Jubarte.

Para as comemorações do Dia do Educador Ambiental, a Gerência de Educação Ambiental (Gea) do Iema uniu esforços com a Coordenação de Gestão de Pessoas e houve grande participação de servidores e de suas famílias.

Na opinião do diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza, a importância da educação ambiental está intrinsecamente ligada aos novos hábitos de consumo, promovendo a transformação e a construção de uma sociedade mais engajada com o meio ambiente.

“A Educação Ambiental ajuda a desenvolver uma consciência ética sobre todas as formas de vida no planeta. É com esse ensinamento que aprendemos a respeitar os ciclos vitais, impondo limites à exploração dessas formas de vida pelos seres humanos”, avaliou.

Palestras, plantio de mudas, visitas guiadas, incluindo o projeto Trilha Cidadã, que possibilita a inclusão social, são alguns dos exemplos que fazem parte do calendário da Gea. Atividades como essas, voltadas para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente, são constantes nas ações do Instituto.

Breve Histórico sobre a Educação Ambiental

O termo Environmental Education (Educação Ambiental) surgiu em março de 1965, durante a Conferência em Educação na Universidade Keele, Grã-Bretanha. Na ocasião, foi aceito que a educação ambiental devesse se tornar parte essencial da educação de todos os cidadãos e seria vista como sendo essencialmente conservação ou ecologia aplicada.

No Brasil, a constituição de 1988 introduziu, pela primeira vez na história do país, um capítulo específico sobre o meio ambiente, considerando-o como um bem comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo ao poder público e à coletividade o dever de preservá-lo para as gerações presentes e futuras.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iema/Seama

Flávia Fernandes / Paulo Sena

(27) 3636-2592 / (27) 99977-1012

meioambiente.es@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard