12/07/2017 17h27

Municípios fazem capacitação sobre extração mineral no Iema

Os técnicos dos 28 municípios do Espírito Santo que já exercem o licenciamento ambiental participaram, nesta quarta-feira (12), do Curso de Licenciamento de Extração Mineral e Beneficiamento de Minerais não Metálicos. A capacitação, realizada no Polo de Educação Ambiental do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), é referente as atividades de impacto local.

O treinamento, fornecido pelo Núcleo de Apoio às Políticas Municipais de Meio Ambiente (Napma), e com o apoio do setor de mineração do IEMA, abordou técnicas de fiscalização, legislação ambiental, entre outros temas. O objetivo é dar suporte aos municípios nas atividades, bem como tornar o sistema  mais eficiente. Com isso, poderão desempenhar suas atividades de maneira correta e com qualidade a gestão ambiental.

O gerente de licenciamento de Vargem Alta Robson Cleto, falou em como o evento colabora no licenciamento. “O curso é muito importante porque vai trazer para o setor de licenciamento uma agilidade com responsabilidade ambiental nas análises dos procedimentos”, afirmou.

A diretora-presidente do Iema, Andreia Carvalho, falou sobre a gestão ambiental. “O Iema mantém um núcleo de apoio aos municípios, prestando todo o suporte de orientações para a gestão ambiental municipal, e nosso objetivo é o fortalecimento da gestão ambiental do estado do Espírito Santo”, disse.

IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Tatiana Ronchi