27/09/2017 16h47 - Atualizado em 27/09/2017 16h49

Município de Afonso Cláudio assume gestão ambiental

Foto: Divulgação/Iema
Técnicos de secretarias municipais do Estado são capacitados pela equipe do Iema para exercer a gestão ambiental

Nesta terça-feira (26) o município de Afonso Cláudio ficou apto a exercer o licenciamento ambiental municipal de atividades consideradas como de impacto ambiental local. Agora, o Estado conta com 29 municípios aptos a licenciar.

Técnicos da prefeitura vêm participando dos cursos de capacitação oferecidos pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), ao longo deste ano, e agora será feita uma capacitação específica pelo Núcleo de Apoio às Políticas Municipais de Meio ambiente (Napma), formada por técnicos ambientais do órgão.

A equipe vai visitar o município e apresentar os procedimentos de licenciamento e ainda realizar uma vistoria junto à Secretaria de Meio Ambiente de Afonso Cláudio.

Os outros municípios que ainda não licenciam estão se adaptando para exercer a gestão ambiental. Durante o processo, a equipe do Iema realiza visitas, palestras, cursos e orienta as prefeituras com objetivo de informar e treinar os gestores e equipes das secretarias municipais de meio ambiente.

Para a diretora-presidente do Iema, Andreia Carvalho, a gestão local contribui para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do município. “Temos ainda um longo caminho a ser percorrido para que o poder público local assuma a plena gestão ambiental, assegurando à população a participação na tomada de decisão, por exemplo, quanto à implantação e operacionalização de empreendimentos que possam causar impactos significativos. Mas temos que avançar e o Iema conta com uma equipe dedicada a prestar todas as orientações técnicas aos gestores municipais”.

• Confira os municípios que já realizam o licenciamento no âmbito municipal:

Afonso Cláudio
Anchieta