Governo do Estado do Espírito Santo
21/03/2023 16h40 - Atualizado em 21/03/2023 16h41

Monumentos Naturais celebram o Dia Mundial da Água com as escolas da região

Para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta-feira (22), os Monumentos Naturais o Frade e a Freira (Monaff) e Serra das Torres (Monast) estão promovendo atividades de educação ambiental com os alunos das escolas do entorno das Unidades de Conservação (UC). O objetivo é sensibilizar e engajar os estudantes na conservação da água e na promoção do desenvolvimento sustentável da região.

O Monaff e o Monast desempenham um papel fundamental na proteção da biodiversidade, na manutenção dos recursos hídricos e dos serviços ecossistêmicos, essenciais para a qualidade de vida das comunidades locais e para a sobrevivência das espécies locais. “Comemorar o Dia da Água nas UCs é uma oportunidade única de sensibilizar as comunidades escolares sobre a importância da água para manutenção dos processos ecológicos e da vida”, ressalta a servidora do Iema que atua no Monumento, Janine Marta Scandiani.

“Pretendemos com essa ação informar aos alunos, por meio de uma linguagem cartográfica simples, com uma maquete, a importância da UC para a proteção de recursos hídricos da região”, explica.

A servidora destaca que uso da maquete, em consonância com a educação ambiental, permite ao aluno fazer um recorte do seu espaço vivido. “Nela, as informações especializadas são transmitidas por representações espaciais, cuja mensagem pode ser facilmente lida e interpretada”, completa a servidora.

A comemoração do Dia Mundial da Água atenderá aproximadamente 400 alunos e já foi realizada nas escolas Benedito Sampaio e Flexeiras, em Atílio Vivácqua. A ação será realizada ainda nas escolas José Gonçalves Figueira, em Mimoso do Sul, e Fortaleza, em Muqui, todas localizadas no entorno do Monast. Além disso, as escolas Frade, em Vargem Alta e Cachoeirinha, em Rio Novo do Sul, localizadas no entorno do Monaff, também serão contempladas até o final do mês.

 

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard