Governo do Estado do Espírito Santo
12/03/2024 10h51

Monumento Natural Serra das Torres retorna com Projeto Biblioteca Itinerante nas escolas da região

Foto: Divulgação/Iema

Com o início do ano letivo, o Projeto Biblioteca Itinerante, do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), retomou suas atividades nas escolas da região do Monumento Natural Estadual Serra das Torres (Monast). Em um novo formato em relação ao ano anterior, o projeto prevê realizar o atendimento às escolas de forma sequencial, permanecendo de 30 a 40 dias em cada instituição de ensino.

“Antes, as atividades eram mais espaçadas nas escolas. Este ano, os monitores ambientais realizarão cinco abordagens educativas consecutivas em cada turma atendida. Essas abordagens incluem o monitoramento da fauna por meio do uso de câmeras, a conservação de aves, a preservação de felinos, uma oficina dedicada à herpetofauna e, por fim, o encerramento”, explica o gestor do Monast, Guilherme Carneiro.

A Escola Municipal Pluridocente de Ensino Fundamental (EMPEF) Aliança, localizada em Muqui, é a primeira instituição beneficiada pela Biblioteca em 2024. Uma turma composta por 20 alunos, abrangendo do 2° ao 4° ano, terá a oportunidade de vivenciar de perto as atividades propostas pela Biblioteca Itinerante e seus monitores ambientais.

A Biblioteca Itinerante do Monast conta com um acervo que aborda uma variedade de temas, como meio ambiente, sustentabilidade, fauna, flora e literatura infantil. Fantoches, diário de leitura, adesivos e figurinhas são os materiais lúdicos-didáticos que acompanham o projeto. O projeto no Monast também recebe o apoio da Vale, por meio do Acordo de Cooperação Técnica 003/2020, com doações de livros e baús.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591 / (27) 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard