Em homenagem ao Dia da Árvore, comemorado nesta quinta-feira (21), o Monumento Natural Serra das Torres (Monast), localizado nos municípios de Mimoso do Sul, Muqui e Atílio Vivácqua, recebeu a visita de alunos do Ensino Fundamental e das escolas do entorno. O objetivo é promover a conscientização sobre a importância da preservação das árvores e das florestas.
As atividades tiveram início nessa segunda-feira (18), com encerramento nesta quinta-feira (21). Ao todo, 110 alunos do Ensino Fundamental das escolas do entorno do Monast participaram da ação. A programação contou com apresentações de maquetes interativas e multifuncionais das escolas da região.
Na ocasião, os alunos puderam aprender sobre o papel fundamental da árvore para a vida no planeta, como abrigo da fauna, aumento da infiltração de água no solo abastecendo nascentes e córregos, e a diminuição do assoreamento dos recursos hídricos.
Os monitores ambientais apresentaram diversas sementes de espécies da Mata Atlântica, como Jequitbá-rosa (Cariniana legalis), Sapucaia (Lecythis pisonis) e Araribá (Centrolobium tomentosum). Também falaram sobre as estratégias de dispersão das sementes dessas espécies e curiosidades sobre elas.
A monitora Priscila Zampili destacou a importância da ação. “É gratificante participar do processo de formação desses jovens cidadãos, em relação à seriedade de proteger os recursos florestais e seu papel nesse contexto”, disse.
Texto: Elisangela Alves
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES