Governo do Estado do Espírito Santo
18/02/2020 17h14 - Atualizado em 18/02/2020 17h15

Monumento Natural Serra das Torres realiza capacitação sobre Plano de Manejo

Foto: Iema/Divulgação

O Monumento Natural Serra das Torres (Monast), em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realizou uma oficina de capacitação da metodologia de planejamento denominada “Padrões Abertos para a Prática da Conservação”.

A atividade foi realizada no auditório da Cooperativa de Laticínios de Mimoso do Sul (Colamisul), no município de Mimoso do Sul, e contou com a participação de conselheiros da Unidade de Conservação e líderes comunitários.

A capacitação foi desenvolvida pela servidora Augusta Rosa Gonçalves, do ICMBio e conselheira do Monumento Natural Serra das Torres, que possui grande experiência na utilização do método aplicado à elaboração de Planos de Manejos de Unidades de Conservação Federais.

Segundo o gestor do Monumento Guilherme Carneiro de Mendonça, a licitação para contratação da empresa que irá elaborar o Plano de Manejo do Monast deverá ocorrer ainda em 2020. “A atividade foi importante para preparar os conselheiros e treiná-los para a utilização do método, que deverá ser utilizado pela empresa”, considerou.

Ainda de acordo com Augusta Gonçalves, por meio da capacitação, foi possível proporcionar aos alunos uma visão geral do método a ser aplicado na elaboração do Plano de Manejo, possibilitando a prática de alguns passos da metodologia. “Por meio desse método, os gestores da Unidade de Conservação, com o apoio da sociedade, vão escolher quais os alvos de conservação são mais importantes, quais são os mais viáveis e quais as ações mais efetivas que deverão ter seu esforço concentrado para que seja feita uma gestão eficiente da área”, frisou a servidora.

Sobre o Monumento Natural Serra das Torres

A Unidade de Conservação de Proteção Integral, de 10.458,90 hectares, criada pelo Estado do Espírito Santo, por meio da Lei Estadual nº 9.463/2010, abrange os municípios de Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul e Muqui. A unidade está em fase final do processo para promover a licitação que contratará a empresa responsável pela elaboração de Plano de Manejo.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Flávia Fernandes / Paulo Sena
(27) 3636-2592 / (27) 99977-1012
meioambiente.es@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard