12/04/2019 17h46 - Atualizado em 12/04/2019 20h24

Monumento Natural O Frade e a Freira realiza capacitação de conselho

Foto: Iema/Divulgação

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) concluiu esta semana a primeira etapa da capacitação do Conselho do Monumento Natural o Frade e a Freira (Monaff). O curso foi realizado nessa quarta-feira (10), no auditório do Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim e contou com os gestores de outras Unidades de Conservação (UCs).

Com o tema “Responsabilidade e competências dos conselheiros frente às demandas interpostas à gestão da Unidade de Conservação Monaff”, o objetivo principal foi munir os conselheiros de informações atuais. O Monumento tem extensão territorial que abrange os municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Itapemirim e Vargem Alta, no sul do Estado.

Mais do que uma exigência legal, os conselhos têm um papel fundamental para o bom funcionamento das Unidades, uma vez que necessitam de canais legítimos de interlocução. O evento contou com a participação do promotor de Justiça de Cachoeiro de Itapemirim, Wagner Eduardo Vasconcellos.

“Desde a retomada das atividades do conselho nos deparamos com desafios originados de pressões antrópicas várias, que têm demandado a necessidade de aprimoramento contínuo em temas que variam desde a administração, perpassando por questões técnicas e jurídicas para uma consolidada tomada de decisão”, informou a técnica em Desenvolvimento Ambiental e Recursos Hídricos do Iema, Janine Marta Scandiani.

O Conselho do Monaff foi regulamentado por meio da Instrução de Serviço (IS) 347-S, de 16 de setembro de 2009. Após um período de descontinuação, as atividades foram retomadas em 2018, com a recondução dos membros do conselho. A segunda etapa da capacitação tem data prevista para junho.

Saiba mais sobre o Monumento Natural o Frade e a Freira clicando aqui

Informações à imprensa: