O Monumento Natural Estadual Serra das Torres (Monast) promoveu o Curso de Primeiros Socorros em Áreas Remotas – WFA (Wilderness First Aid), que reuniu 27 participantes, entre eles servidores do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e de Unidades de Conservação federais (ICMBio), além de guias turísticos que atuam na região.
A ação, realizada na última sexta-feira (08) e sábado (09), foi promovida por meio do Acordo de Cooperação Técnica nº 003/2020, celebrado entre o Iema e a Vale, foi voltada para situações em que o atendimento médico pode levar horas ou até dias para chegar.
O WFA preparou os participantes para agir com rapidez e eficiência, adaptando-se a recursos limitados e aplicando protocolos específicos para ambientes remotos. O curso aborda desde a prevenção de riscos até a tomada de decisões em emergências, aumentando a segurança de grupos e as chances de sobrevivência até a chegada de ajuda especializada.
“O WFA é essencial para aqueles que lidam com a visitação turística em Unidades de Conservação, sejam servidores ou guias, pois os prepara para lidar com situações emergenciais em áreas remotas, onde a atuação de uma pessoa capacitada pode ser decisiva”, destacou o gestor do Monast, Guilherme Carneiro.
Texto: Maju Carvalho
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Linkedin: Iema