23/04/2024 13h33

Monast promove Educação Ambiental por meio de observação de aves

Para promover contato com a natureza, o Monumento Natural Estadual Serra das Torres (Monast) realizou uma observação de aves com os alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Zulmira Ventury Baptista, localizada em Atílio Vivácqua. Durante a atividade realizada na última semana, os monitores do Monumento apresentaram aos estudantes mais conhecimentos sobre as espécies de aves, sua ecologia e comportamento no ambiente natural.

A observação foi realizada na localidade do Alto Farol, em São José das Torres, Mimoso do Sul, localizada no entorno do Monast, onde ainda há muita floresta conservada e é possível observar grande biodiversidade. “Esse contato com a natureza mediado por profissionais da área, realizado com crianças e adolescentes, nos dão esperança de formar cidadãos que valorizem mais a natureza conservada”, destacou o gestor do espaço, Guilherme Carneiro.

Para garantir um melhor aproveitamento da experiência, foram disponibilizados aos alunos binóculos e uma câmera digital compacta semiprofissional. A atividade foi organizada com apoio do professor de Ciências, Maycon Barbosa, e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Atílio Vivácqua.

Também conhecida internacionalmente como “Birdwatching”, a observação de aves é um tipo de observação de vida selvagem realizada tanto como uma atividade recreacional, quanto uma atividade de ciência cidadã. Trata-se de uma poderosa ferramenta para criar vínculos com a natureza, sensibilizando o observador para a importância da conservação de áreas naturais e da vida livre.

Como atividade turística, a observação de aves é considerada um dos setores de turismo baseado na natureza que mais cresce no mundo.

Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni