08/06/2021 15h35

Monasfoto: concurso premia melhores fotos do Monumento Serra das Torres

Em mais um ano, o Monumento Natural Estadual Serra das Torres (Monast), localizado nos municípios de Atílio Vivácqua, Muqui e Mimoso do Sul, é tema de concurso fotográfico realizado pelas comunidades do entorno da Unidade de Conservação (UC). A premiação, chamada Monasfoto, está em sua 4ª edição e desta vez traz novidades.

A primeira delas é a data de realização do concurso. Antes, era realizado no final do ano, mas foi adiantado para celebrar também o aniversário do Monast, comemorado em 14 de junho.

Para participar, o candidato deve acessar o grupo do Facebook Amigos do Monumento Serra das Torres (https://www.facebook.com/groups/Turismoruralnoespiritosanto/) e postar, nos dias 11 e 12 de junho, uma foto tirada no Monumento ou que tenha algo encontrado por lá, como animais ou plantas.

Outra novidade é que nesta edição a competição terá três categorias: Beleza, Escola e Popular. As categorias Beleza e Escola terão uma segunda etapa, a ser realizada no Instagram do Monast, no dia 20 de junho (https://www.instagram.com/monumentoserradastorres/).

Categoria Beleza: Serão classificadas 10 fotos selecionadas por Wander Polati, e, posteriormente, julgadas por Leonardo Merçon, pelo Instagram do Monast.

Categoria Escola: Serão classificadas 10 fotos selecionadas por Flavio Vanini, e, posteriormente, julgadas por Leonardo Merçon, pelo Instagram do Monast. Porém, só serão pré-selecionadas fotos de aluno/escola pública Estadual ou Municipal de Atílio Vivacqua, Mimoso do Sul e Muqui.

Categoria Popular: Segue a tradição, vencendo as 02 fotos que alcançarem maior número de curtidas/reações.

Serão premiadas o 1º e 2º lugar de cada categoria:

Categoria Beleza: 1º lugar ganhará R$ 200,00 e o 2º lugar, uma tarde de piquenique no Sítio Pé de Serra.

Categoria Escola: 1º lugar ganhará  R$ 200,00 e o 2º lugar, R$ 100,00.

Categoria Popular: 1° lugar ganhará R$ 200,00 e o 2º lugar, uma cesta dos produtos do Sítio Flor e Café.

Só é permitido participar postando uma foto, porém, é permitido postar outras fotos em nome de pessoas que não possuem conta no Facebook, identificando o autor da imagem. Nas imagens, não poderão aparecer pessoas. Os alunos e escolas (podendo participar somente escolas representadas por alunos) precisam, obrigatoriamente, informar o nome da Escola na descrição da foto. Ainda, nas fotos de paisagem, é recomendado informar na descrição, o local onde foram tiradas, para que as pessoas consigam localizar, caso queiram conhecer.

O Monasfoto é realizado pelo Grupo Amigos do Monast e tem apoio do Monumento Natural Estadual Serra das Torres.

Monumento Natural Estadual Serra das Torres

O Monumento Natural Estadual Serra das Torres (Monast) tem 10.458,90 hectares e é a maior Unidade de Conservação da categoria Proteção Integral criada pelo Estado. Como a desapropriação de terras não é obrigatória para Monumentos Naturais, hoje a área é composta integralmente por áreas particulares. O Monast tem por objetivo geral, a criação e preservação de locais naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica.

O nome Serra das Torres é derivado de seu relevo montanhoso, que pode atingir até 1.260 metros de altitude, com formação rochosa representada por pontões, "pães de açúcar”, escarpas íngremes e vales profundos, que avistada ao longe lembra uma série de torres perfiladas, entre elas, se destaca a Pedra do Farol. Do alto de seus remanescentes florestais e fundos de vale nascem as águas que fazem parte de duas importantes bacias hidrográficas: a do rio Itapemirim e do rio Itabapoana. A população residente no Monast é predominantemente rural, sendo a agropecuária a principal atividade.

Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni