19/09/2017 14h56

Mais de 350 quilos de resíduos recolhidos em mutirão de limpeza em Conceição da Barra

Minimizar os impactos ambiental, econômico e estético e contribuir para a preservação dos animais marinhos. Esse foi o objetivo do mutirão de limpeza na faixa de areia e restinga das praias de Conceição da Barra, que aconteceu na manhã desta terça-feira (19). A ação, organizada pela prefeitura municipal, contou com o apoio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), e foi realizada nas praias da sede e de Itaúnas, onde foram recolhidos mais de 350 quilos de resíduos.

A atuação ocorreu em três pontos de concentração: Bugia, Guaxindiba e Parque Estadual de Itaúnas. O chefe do Idaf em Pedro Canário, Ivan Junior de Souza Vieira, que participou da ação, contou que o Instituto reconhece a importância desse tipo de iniciativa. “O Idaf também desenvolve trabalhos de educação ambiental e por isso nos unimos ao município para desenvolver ações que resultem na preservação do meio ambiente e na proteção dos animais”, disse.

Para o técnico do Idaf Miquéias Alves Silva, a conscientização da sociedade é essencial para o bom resultado desse movimento. “Aqueles que não tiveram oportunidade de participar do mutirão podem contribuir recolhendo os lixos encontrados e, sobretudo, não fazendo descarte inadequado. A praia é de todos e o cuidado também precisa ser”, comentou.

A ação anual da limpeza de praias ocorre desde 1986, com voluntários coletando resíduos sólidos que, muitas vezes, são depositados por usuários locais, descargas em alto mar ou nos rios. O mutirão em Conceição da Barra contou com a parceria de várias instituições públicas, privadas e da sociedade civil organizada, como Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Instituto Baleia Jubarte, ONG Patrulha Ecológica – Escola da Vida e Cáritas da Paróquia de Conceição da Barra.

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro