Governo do Estado do Espírito Santo
29/01/2018 09h40

Listas de fauna e flora ameaçadas de extinção no ES serão atualizadas

Foto: Alexander Mônico
Perereca: Dendropsophus ruschii; Espécie descrita em Santa Teresa, endêmica e ameaçada no Estado.

Uma nova lista de espécies ameaçadas de extinção no Espírito Santo será entregue em 2018. A atualização é uma parceria entre o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e o Instituto Nacional da Mata Atlântica (Inma).

O Espírito Santo vai ser o 2º Estado do Brasil a fazer a revisão da lista de espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção. Com uma das maiores biodiversidades do planeta, é o Estado que mais descobre novas espécies de flora por hectare.

Com a lista é possível identificar as espécies que correm risco de extinção e traçar estratégias de conservação dessas populações. “Essa atualização é muito importante para a preservação da biodiversidade capixaba e também como incentivo a pesquisadores da área, que terão disponíveis um excelente banco de dados. Mais uma vez estamos saindo na frente.”, disse o diretor-presidente do Iema, Jader Mutzig.

Para o diretor técnico-científico e de inovação da Fapes, Rodrigo Ribeiro, a atualização da lista de espécies ameaçadas do Estado é de grande relevância, tanto para a inclusão de novas espécies, quanto para a verificação do status daquelas que estavam em situação de risco. “O Espírito Santo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, vem executando um trabalho magnífico de recuperação da Mata Atlântica e essa revisão da lista pode servir como balizador no processo de recuperação de áreas degradadas”.

Para Claudio Nicoletti de Fraga, chefe da divisão de ciências do Instituto Nacional da Mata Atlântica, revisar a lista de espécies ameaçadas do Estado será fundamental para incluir as descobertas científicas realizadas ao longo dos últimos anos. “O Espírito Santo é recordista em descobertas de novas espécies para a ciência. Em plantas o número é de 9,7 espécies por 1000 km². O segundo lugar é o Rio de Janeiro com 5,1 espécies por 1000 km². Além das novidades taxonômicas, o Espírito Santo está entre as regiões de maior biodiversidade do mundo”, afirmou Claudio.

Atualmente são reconhecidas 753 espécies de plantas e  208 espécies de animais ameaçados no Espírito Santo. Entre as plantas, as orquídeas possuem os maiores números de espécies ameaçadas, enquanto para a fauna as aves são as que correm perigo. 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard