Governo do Estado do Espírito Santo
17/11/2022 16h43

Inscrições abertas para Programa de Voluntariado no Parque Estadual Forno Grande

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) está com inscrições abertas para o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação (PVUC), com oito vagas para o Parque Estadual Forno Grande, em Castelo. As vagas serão divididas em duas turmas de quatro voluntários: uma vai atuar de 04 a 30 de janeiro de 2023 e a outra de 08 a 23 de fevereiro de 2023. As inscrições vão até dia 08 de dezembro.

O voluntário apoia as unidades de conservação por um período, com atividades que envolvem o atendimento ao público, comunicação, educação ambiental e proteção. A carga horária é de 30 horas semanais, com previsão de atividades nos fins de semana. Alguns trabalhos poderão ser realizados em campo, com caminhadas diárias de 2 a 4 quilômetros.

Os interessados deverão acessar o formulário de inscrição disponível no site https://iema.es.gov.br/pvuc-programa-de-voluntariado-em-unidades-de-conservacao, preenchê-lo e enviá-lo com o currículo, em arquivo único, para o e-mail pvuciema@gmail.com, com o assunto: “Inscrição Parque Forno Grande – Turma I” ou “Inscrição Parque Forno Grande – Turma II”. O resultado será divulgado no dia 12 de dezembro. Os selecionados serão convocados por e-mail e terão até o dia 14 de dezembro para confirmarem a participação por meio do envio dos documentos solicitados.

Podem participar pessoas acima de 18 anos com alguma experiência em atendimento ao público, sensibilização ambiental, aplicação de questionários, tabulação de dados e geração de gráficos em Excel, além de serviços manuais em geral ou comunicação social. Os selecionados deverão ter seguro viagem ou seguro de acidentes pessoais ou seguro de vida. Caso não possuam deverão assinar a Declaração de Conhecimento de Risco e Responsabilidade.

O trabalho voluntário não gera vínculo empregatício ou remuneração, conforme a Lei 9.608/1998 e IN 06/14 do Iema. Os voluntários recebem, como contrapartida da unidade de conservação, transporte saindo de Vitória, Venda Nova do Imigrante ou Castelo até o Parque, alojamento em quarto coletivo com roupa de cama, cobertores e banheiros, cozinha com equipamentos e utensílios para o preparo das refeições, e empréstimo de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), quando necessário.

Além disso, os voluntários recebem capacitação sobre a unidade de conservação e atividades que serão realizadas. Há também a emissão de um certificado com carga horária e atividades realizadas.

 

Mais informações e edital em:

Página do voluntariado: https://iema.es.gov.br/pvuc-programa-de-voluntariado-em-unidades-de-conservacao

Dúvidas e outras informações pelo e-mail pvuciema@gmail.com ou (27) 3636-2571.

 

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard