O Programa de Voluntariado em Unidade de Conservação (PVUC), iniciativa do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) terá sua edição de 2025 no Parque Estadual de Itaúnas (PEI). Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de dezembro de 2024. O programa visa incentivar a cooperação entre a sociedade civil e o poder público na preservação dos recursos naturais e na promoção de práticas de conservação ambiental e é uma oportunidade para quem tem interesse em atuar nas áreas de educação ambiental, monitoramento de fauna e flora, comunicação e atendimento ao público.
Os voluntários selecionados terão a chance de colaborar com ações de sensibilização ambiental, recepção e orientação aos visitantes, além de atividades de gestão e conservação dentro do PEI. Entre as tarefas previstas, destacam-se o monitoramento de trilhas, a realização de eventos educativos, a produção de materiais informativos e a gestão de mídias digitais. Além disso, os voluntários poderão ser convocados para ações emergenciais, como o combate a incêndios florestais, o resgate de fauna e a realização de mutirões de limpeza.
Serão formadas duas turmas de quatro voluntários cada, com duração de um mês. A primeira turma atuará de 6 de janeiro a 3 de fevereiro de 2025, enquanto a segunda turma trabalhará de 4 de fevereiro a 5 de março de 2025. A carga horária semanal será de 30 horas, com atividades que também podem ocorrer aos finais de semana, sendo acordado entre os voluntários e a gestão do Parque.
Podem se inscrever pessoas acima de 18 anos, que estejam cursando ou tenham concluído o ensino superior ou técnico, com experiência em áreas como atendimento ao público, educação ambiental, monitoramento ambiental, comunicação social ou serviços manuais. Embora não seja obrigatório, é desejável que os candidatos possuam seguro viagem, seguro de acidentes pessoais ou seguro de vida. Caso contrário, será necessário assinar um ‘Termo de Conhecimento de Risco e Responsabilidade’.
O Iema oferece alguns benefícios aos selecionados, como transporte no primeiro dia de atividade até a sede do Parque - situada na vila de Itaúnas - a partir das cidades de São Mateus e Conceição da Barra. Também será fornecido alojamento com infraestrutura completa, incluindo cama, cobertas e banheiros. A cozinha do alojamento estará equipada com utensílios para o preparo das refeições, e os voluntários terão acesso a coletes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), quando necessário.
Além disso, os participantes passarão por capacitação sobre as atividades desenvolvidas na unidade de conservação e receberão um certificado com a carga horária e atividades realizadas. Outro benefício é o vale alimentação, destinado a despesas nos mercados locais.
A seleção dos voluntários será realizada por meio da análise das inscrições, e o resultado será divulgado até o dia 27 de dezembro de 2024. Os candidatos aprovados serão convocados por e-mail para assinar o ‘Termo de Adesão ao Programa’ com prazo de 24 horas para confirmar a participação.
Os interessados podem realizar sua inscrição aqui.
Mais informações e edital em: iema.es.gov.br/programadevoluntariado
Dúvidas e outras informações pelo e-mail pvuciema@gmail.com
Texto por: Ana Clara Gonçalves
Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Linkedin: Iema