Localizado na Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, em Guarapari, o Arquipélago das Três Ilhas é um dos destinos mais procurados, especialmente durante o verão e nas estações mais quentes do ano. Visando à preservação da rica biodiversidade marinha da região, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) reitera as regras que devem ser seguidas pelos visitantes que desejam explorar esse paraíso natural.
A APA de Setiba, criada em 1994 como zona de amortecimento do Parque Estadual Paulo César Vinha, é a única unidade de conservação que abrange o bioma marinho no Estado. O arquipélago, integrado a essa unidade, abriga uma das maiores diversidades de peixes recifais do Atlântico Sul-Oriental, espécies que dependem dos recifes de corais, rochas e algas para alimentação, reprodução e abrigo.
Embora o arquipélago esteja aberto para atividades como banho de mar, relaxamento, snorkeling e mergulho contemplativo, é importante ressaltar que a região possui regras rigorosas para garantir a conservação do ecossistema. As atividades permitidas e proibidas visam proteger tanto a fauna marinha quanto a vegetação local, além de assegurar a segurança e o bem-estar de todos.
Principais Proibições no Arquipélago das Três Ilhas:
Devido à ausência de banheiros nas ilhas, o descarte de resíduos fisiológicos é proibido, a fim de evitar a contaminação do ambiente.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com