Governo do Estado do Espírito Santo
14/06/2022 13h59

Iema realiza workshop sobre Educação Ambiental no Licenciamento Ambiental

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realizou, nesta terça-feira (14), o Workshop Educação Ambiental no Licenciamento. O evento reuniu servidores que atuam nas diferentes gerências e coordenações ligadas ao licenciamento ambiental no Iema, que conheceram a metodologia e as experiências positivas da gestão da Educação Ambiental no licenciamento no Estado de Minas Gerais. 

O evento contou com a presença do diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza; do diretor de Integração e Projetos Especiais do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira; da diretora presidente da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), Nelci Gazzoni; da subsecretária de Educação Básica e Profissional da Secretaria daEducação (Sedu), Andrea Guzzo; e da representante do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Margareth Schayder.

“A educação ambiental é um tema transversal. Passa por diversas esferas da sociedade e, no licenciamento ambiental, não poderia ser diferente. Por isso, estamos realizando hoje este workshop, para mostrar a importância de trabalhar a Educação Ambiental como forma de sensibilização e conscientização também na área de controle, conforme trata a nossa Política Estadual de Educação Ambiental”, destacou o diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza.

As palestras foram conduzidas por André Ruas e Priscila Martins Ferreira, servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) de Minas Gerais. Eles falaram sobre a Educação Ambiental no licenciamento e também sobre a experiência mineira, fazendo ainda um comparativo com o que é feito e as normativas no Espírito Santo.

O workshop celebrou ainda um protocolo de intenções do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) para construir, junto com o Iema, uma proposta de indicador quali-quantitativo para monitorar os programas apresentados pelas empresas que precisam de Educação Ambiental. 

"A Educação Ambiental é um processo vital para a sustentabilidade do planeta. Com este workshop as equipes do licenciamento, Educação Ambiental e IJSN, farão conjuntamente o plano de trabalho pensando nos indicadores de forma a cumprir o que preconiza a Política Estadual de Educação Ambiental no controle ambiental. Nosso grande desafio é a mudança de comportamento frente aos empreendedores", ressaltou a gerente de Educação Ambiental do Iema, Anna Tristão.

 

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br / comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
FacebookMeio Ambiente ES

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard