Governo do Estado do Espírito Santo
10/08/2023 19h21 - Atualizado em 11/08/2023 09h00

Iema realiza reunião Técnica do modelo Conceitual do Plano de Manejo da APA Goiapaba-Açu

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realizou nesta quinta-feira (10), uma reunião Técnica do modelo Conceitual do Plano de Manejo da Área de proteção Ambiental (APA) Goiapaba-Açu, com o objetivo de finalizar a proposta de Modelo Conceitual da APA. 

A reunião que terá continuidade, nessa sexta-feira (11), vai discutir também o Plano de Manejo da Unidade de Conservação (UC) ARIE Morro da Vargem. O evento está sendo realizado no auditório do Iema, localizado em Cariacica, durante todo o dia. 

A reunião tem a finalidade de debater novas estratégias e técnicas de conservação da flora e da fauna. Também estão em discussão a definição de metas e indicadores para resultados intermediários, incluindo estrutura de equipamentos necessários para execução das atividades.  

Um Plano de Manejo é uma ferramenta estratégica, que incorpora uma visão ampla da área, contemplando aspectos biológicos, sociais e econômicos. Por meio do zoneamento, o plano de manejo delimita espaços específicos para diferentes atividades, assegurando que áreas sensíveis sejam protegidas de intervenções potencialmente prejudiciais. O projeto foi elaborado pela PLANTUC, com base no resultado da Oficina de Planejamento Participativo, realizada em março de 2023. 

“Esse momento é muito importante na definição de estratégias e ações voltadas para as áreas de preservação e conservação”, disse o gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Goiapaba-açu, Fabiano Novelli. 

“O uso sustentável dos recursos é outro aspecto fundamental abordado pelo Plano de Manejo. Em um mundo onde a demanda por recursos naturais é intensa, é crucial estabelecer diretrizes que permitam o uso desses recursos sem comprometer a integridade ecológica da área. Assim, a gestão da ARIEMV torna-se dinâmica, respondendo aos desafios e oportunidades que surgem ao longo do tempo”, disse o gestor da Unidade de Conservação (UC), ARIE Morro Vargem Alta, Leonardo Marianat. 

 

Sobre a APA 

A APA Goiapaba-Açu é uma Unidade de Conservação de uso sustentável e a população que vive na região é predominantemente rural. A população residente é predominantemente rural, sendo a cafeicultura a principal atividade agrícola na região.  

A APA abrange o Parque Natural Municipal de Goiapaba-Açú, que tem trilhas e mirante. Há registro de 133 espécies de aves, sendo duas ameaçadas de extinção (Campephilus robustus e Procnias nudicollis).  

O potencial de conectividade dos fragmentos florestais em seu entorno como a Reserva Biológica Augusto Ruschi, Estação Biológica de Santa Lúcia e Parque Natural Municipal de São Lourenço torna a área relevante para a formação do Corredor Ecológico Centro-Norte Serrano. 

 

Sobre ARIE Morro Vargem Alta 

A Área de Relevante Interesse Ecológico Morro da Vargem foi criada pelo Decreto Estadual nº 1.588-R, de novembro de 2005. O objetivo dessa unidade é manter os ecossistemas naturais de importância regional e regular o uso dessas áreas. Além do Mosteiro Zen Budista Morro da Vargem, que é um Polo de Educação Ambiental reconhecido pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, abriga outras 18 propriedades particulares. A unidade utiliza trilhas interpretativas, promove o turismo rural e o agroturismo, além das tradicionais visitas guiadas pelo Mosteiro Zen Budista.  

A categoria de manejo foi escolhida devido às variedades de espécies de flora e a ocorrência de duas espécies endêmicas de orquídeas ameaçadas de extinção: Bulbophyllum gomesii e Bulbophyllum arianeae. 

 

Texto: Elisangela Alves 
 
Informação à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação do Iema 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard