O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realizou, nessa quarta-feira (03), a reunião semestral de acompanhamento dos Termos de Compromisso Ambiental (TCA), firmados com as empresas ArcelorMittal e Vale, com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande. Os termos foram firmados em 2018, pelo Governo do Estado, Ministérios Públicos Federal (MPF) e Estadual (MPES), e pelas empresas, visando à redução das emissões atmosféricas.
Durante a reunião, a diretora técnica do Iema, Caroline Machado, apresentou a situação de cumprimento das metas estabelecidas pelos TCAs. A Arcelor tem 131 metas, das quais 67 foram cumpridas até o momento. Já a Vale tem o total de 48 metas e 20 cumpridas até o momento. As demais metas das empresas ou estão no prazo ou em avaliação pelo Iema. Elas também apresentaram as próprias prestações de contas das metas e o que estão realizando para cumprir as metas que faltam.
Na ocasião, o Iema apresentou ainda o panorama da Rede de Qualidade do Ar, os últimos resultados e as atualizações que estão sendo realizadas. “Estamos avaliando ações de melhoria em nossa rede e nos dados para buscar uma correlação entre os resultados da qualidade do ar e as medições que estamos fazendo”, destacou o diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza.
Também participaram da reunião o procurador-chefe do Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF-ES), André Pimentel; a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público Estadual, Luciana Andrade; o promotor e dirigente do Centro de Apoio Operacional da Defesa do Meio Ambiente do MPES, Marcelo Lemos; o deputado estadual Fabrício Gandini; o vice-governador Ricardo Ferraço; o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, entre outras autoridades.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
Telefone: (27) 3300-1360
Whatsapp: (27) 99299-8894
comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES