Governo do Estado do Espírito Santo
20/10/2017 16h40

Iema realiza reunião com comunidade da Área de Proteção Ambiental de Conceição da Barra

Os técnicos do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realizaram uma reunião com a população de Barreiras, uma comunidade de pescadores com características tradicionais, localizada na Área de Proteção Ambiental Conceição da Barra (Apa).  Eles puderam esclarecer aos moradores da região assuntos como adensamento e parcelamento do solo. A reunião aconteceu na última quarta-feira (18).

A equipe dialogou junto à comunidade sobre temas como o plano de manejo da área de proteção ambiental, documento técnico que serve para gestão da unidade de conservação, definindo, por exemplo, normas e locais que podem ou não ser ocupados, dando destaque ao zoneamento da região.

A coordenadora de gestão da Unidade de Conservação, Joseany Trarbach, comentou sobre o evento. “A reunião teve como objetivo esclarecer quanto aos problemas decorrentes do parcelamento irregular do solo, como adensamento populacional, perda da cultura local e ausência de infraestruturas relacionadas à água e esgoto”, afirmou a coordenadora.  

Participaram da reunião o gestor da APA de Conceição da Barra Gilcimar Santana Pereira, a coordenadora da CGEUC Joseany Trarbach e a coordenadora de Parcelamento do Solo e Obras de Interesse Coletivo (CPO), Anatália Ramos.

Fiscalização

Uma ação de fiscalização foi iniciada no dia 30 de setembro na Apa de Conceição da Barra para combater loteamentos irregulares, desmatamento, queimadas e até abertura de estradas clandestinas na unidade de conservação.

A ação, que durou quatro dias, terminou com o embargado de dez loteamentos e três obras, com notificação para demolição, um auto de infração, devido à disposição de resíduos domésticos, e a demolição de uma obra. Além disso, uma pessoa foi conduzida à delegacia por descumprimento de embargo.

Foram retiradas cercas e arames de mais de 30 lotes, e piquetes (estaca de madeira usada para demarcar terreno) de mais de 100 lotes. No local também foram registradas a supressão e queima de 53,9 hectares de restinga em uma única área e a abertura de uma estrada de 1 mil metros de comprimento e mais de 3 metros de largura, no meio da restinga.

IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Assessoria de Comunicação
Mariana Bolsoni
www.facebook.com/MeioAmbienteES
Instagram: @meioambientees

Texto: Izadora Roriz

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard