13/02/2023 15h43

Iema realiza palestra sobre uso de drones em órgãos públicos para servidores estaduais e municipais

Os drones estão cada vez mais sendo utilizados como ferramenta de trabalho no serviço público e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) foi um dos pioneiros a adotar estes equipamentos em ações como fiscalização e monitoramento. Por isso, o Iema realizou, nesta segunda-feira (13), a palestra “Um panorama geral do uso de drones para órgãos públicos”.

Cerca de 70 pessoas, entre servidores estaduais e municipais, participaram da palestra, que foi realizada de forma virtual e teve como objetivo nivelar gestores públicos sobre a escolha de drones e a capacidades operacionais desses equipamentos. “Além de passar um pouco do conhecimento do Iema no uso de drones, a palestra também serviu para chamar atenção sobre a responsabilidade que o uso desses equipamentos traz”, destacou o servidor do Iema que conduziu a apresentação Gilberto Sipioni.

Na palestra, foram apresentados dados, como a legislação vigente sobre o uso de drones, os critérios para se escolher o equipamento, entre outros. “A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) têm uma série de regulamentações quanto ao uso dos drones. No caso dos órgãos públicos, tanto pilotos quanto drones devem estar cadastrados no SARPAS (Solicitação de Acesso de Aeronaves Remotamente Pilotadas) e todos os voos devem ser solicitados no mesmo sistema”, explicou Sipioni.

Clique aqui e confira a apresentação da palestra.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema