Governo do Estado do Espírito Santo
12/04/2024 16h05

Iema realiza chamamento público para novas tecnologias de monitoramento automático de material particulado

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) está realizando um chamamento público para identificação de novas tecnologias direcionadas ao monitoramento automático de material particulado na Região Metropolitana da Grande Vitória. As empresas interessadas têm  até dia 22 de abril para apresentar propostas técnicas para participar do período de testes da tecnologia.

As propostas a serem apresentadas deverão ser enviadas por meio de encaminhamento via E-Docs, disponível em https://acessocidadao.es.gov.br, direcionadas à Coordenação de Qualidade do Ar e  Áreas Contaminadas (CQA) do Iema. Todas as regras e diretrizes para envio estão disponíveis no edital de Chamamento 001/2024 (https://iema.es.gov.br/chamamentos-publicos).

A proposta encaminhada deverá conter a apresentação da empresa, com o portfólio de produtos relacionados ao monitoramento de material particulado; a apresentação do equipamento de medição escolhido e sua aplicação no monitoramento da qualidade do ar (MP10, MP2,5, PTS e PS); o detalhamento e especificações técnicas dos equipamentos; e os requisitos de instalação tais como: localização, transmissão de dados, fornecimento de energia e eventuais calibrações.

Além disso, é preciso que a proposta apresente os requisitos de operação como restrições operacionais, faixa de medição, limite de detecção e necessidade de calibração; a estimativa de custos e apresentação do modelo comercial, em caso de futura contratação; o detalhamento da interface de recepção de dados a ser utilizada no acompanhamento dos dados; e o cronograma de instalação do equipamento e início de operação.

O Iema irá analisar a viabilidade técnica, operacional e financeira das propostas até dia 30 de abril e, após o período de análise, as empresas participantes serão contatadas por meio de oficio, quanto à viabilidade ou não dos testes de cada equipamento.

Desde o ano 2000, o Iema realiza o monitoramento da qualidade do ar da Grande Vitória, com estações localizadas nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. Nelas, são monitorados tanto material particulado de pequenas dimensões (MP10, MP2,5 e PTS) quanto a poeira sedimentável (PS).

O chamamento visa buscar alternativas para agregar novas tecnologias no monitoramento de material particulado na Grande Vitória, que proporcionem maior agilidade à tomada de decisão, por meio de parcerias que possibilitem a diminuição no tempo de resposta a sociedade.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard