13/11/2017 16h13 - Atualizado em 13/11/2017 16h15

Iema realiza capacitação sobre manejo de fauna silvestre

Nesta segunda-feira (13), teve início, no Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), uma capacitação sobre Manejo de Fauna Silvestre que está sendo realizada em parceria com Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama). Estiveram presentes os agentes ambientais de secretarias municipais do Espírito Santo, que puderam conhecer melhor os procedimentos relativos ao manejo de fauna.

O objetivo do curso é apresentar quais as competências na gestão da fauna silvestre atribuídas a cada órgão ambiental, nas esferas federal, estadual e municipal, e ainda mostrar como proceder em casos de fiscalização, de resgates, irregularidades e entre outras situações. Os temas abordados na apresentação de hoje foram fauna sinantrópica, a fiscalização de fauna e a criação amadorista de pássaros.

A médica veterinária da coordenação de fauna do Iema Aline Alvarenga, comentou sobre a importância da capacitação. “O nosso objetivo é promover o conhecimento de como funciona o sistema de gestão de fauna no Espírito Santo. É importante que os agentes municipais ambientais conheçam a legislação e os procedimentos relativos à fauna silvestre de vida livre e de cativeiro, para uma gestão mais ágil e eficaz, e para que possam, ainda, agir dentro de suas competências”, disse Aline.

Os agentes ambientais do Núcleo de Fauna do Ibama (Nufau), Jacques Passamani e Gustavo Atayde, participaram da capacitação como palestrantes.  Estiveram presentes as secretarias municipais de Cariacica, Vitória, Vila Velha, Serra, Viana, Guarapari, São Mateus, Venda Nova do Imigrante, Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins, Marechal Floriano e Fundão.

A capacitação terá continuidade nesta terça-feira (14) e será discutido o licenciamento ambiental voltado para fauna, o tráfico de animais silvestres e zoonoses, doenças infecciosas que podem ser transmitidas através dos animais.

IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Mariana Bolsoni