O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realizou uma capacitação sobre ferramentas aplicadas ao bem-estar de animais silvestres, no Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), em Santa Teresa. O objetivo foi melhorar o ambiente e a vida dos animais mantidos sob cuidados humanos.
A capacitação, realizada na última semana, abordou, com teoria e prática, sobre as principais ferramentas utilizadas para proporcionar bem-estar: o enriquecimento ambiental e o condicionamento animal. Durante o treinamento, os participantes confeccionaram itens de enriquecimento ambiental para os animais do INMA, como suaçuboia, papagaios, araras, corujas, jabutis e outros.
“Os participantes estavam muito interessados, participativos e criaram enriquecimentos bem elaborados. Trabalharam bem em grupo, se empolgaram com todas as etapas, desde a teoria e a confecção, tendo que colocar a mão na massa, se sujar, buscar galhos no mato, usar ferramentas, até a parte de aplicar os itens e ver a interação com os animais", disse a servidora da Coordenação de Fauna do Iema, Julia Medeiros, responsável por ministrar a capacitação.
Participaram da capacitação os tratadores, o veterinário responsável e a bióloga do Instituto Nacional da Mata Atlântica, além de alunos do curso de edicina veterinária da Escola Superior São Francisco de Assis (ESFA).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591 / 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Linkedin: Iema