23/03/2023 16h04 - Atualizado em 23/03/2023 16h06

Iema realiza aula inaugural da terceira turma da Formação de Gestores em Educação Ambiental

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realizou, nesta quinta-feira (23), a aula inaugural da terceira turma da Formação de Gestores em Educação Ambiental. A ação tem o objetivo de capacitar servidores públicos municipais em Educação Ambiental e Políticas Públicas, para fortalecer a gestão municipal. Nesta edição da formação, que é realizada pelo Iema, em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), estão participando os municípios dos Consórcios Guandu e CIM Noroeste.

A aula inaugural, realizada de forma virtual, contou com a participação do diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza; do secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni; do pró-reitor de Extensão da Ufes, Renato Rodrigues Neto; do prefeito de Conceição do Castelo e presidente do Consórcio Guandu, Christiano Spadetto; da subsecretária de Educação Básica da Sedu, Andrea Guzzo; da técnica da Agência Estadual de Recursos Hídricos, Lohaine Barbosa; e da representante do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Margareth Schayder.

“Fico muito feliz em estarmos iniciando mais uma turma da formação de importantes agentes de Educação Ambiental. Temos aqui um trabalho de equipe, envolvendo diversos atores, para a construção de políticas públicas de Educação Ambiental. O curso é uma oportunidade de agregar conhecimento, criar mais conexões e trocar experiências. Desejo sucesso a todos e que coloquemos também as políticas em prática”, destacou o diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza.

O curso de extensão tem 180 horas e segue até outubro. Nesta terceira turma, serão beneficiados gestores dos municípios de Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Barra de São Francisco, Colatina, Governador Lindenberg, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, São Gabriel da Palha, São Domingos do Norte, Vila Valério, Baixo Guandu, Brejetuba, Conceição do Castelo, Itaguaçu, Laranja da Terra e Sooretama.

Após essa formação, serão realizadas as Oficinas de Diagnóstico Participativo para Elaboração das Políticas Públicas Municipais Educação Ambiental. “Esse trabalho será feito com os órgãos gestores responsáveis pela Política Estadual de Educação Ambiental, incluindo o Iema, a Seama, a Agerh, a Sedu e o MPES, que vão atuar com os municípios para construírem a Política Municipal de Educação Ambiental de cada cidade”, explicou a gerente de Educação Ambiental do Iema, Anna Cláudia Tristão.

A primeira turma foi formada por 12 municípios que compõem o ProdNorte: Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão. Já a segunda, contemplou os 14 municípios do Caparaó capixaba: Alegre, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Divino São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Muniz Freire, Muqui, São José do Calçado e Jerônimo Monteiro.

Atualmente, apenas os municípios da Grande Vitória e sete do interior têm políticas públicas estabelecidas, seja por iniciativa própria ou em parceria com o Ministério Público do Espírito Santo. Do interior, são: Colatina, Linhares, Governador Lindenberg, Sooretama, Marilândia, Baixo Guandu e Cachoeiro. Da Grande Vitória, são: Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana.

Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni