O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realizou a apresentação final do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental de Goiapaba-Açu (APAGO), em reunião que contou com a participação de diversas instituições e representantes locais. O encontro ocorreu com o objetivo de apresentar os resultados do estudo e alinhar diretrizes para a gestão da unidade de conservação.
Um Plano de Manejo é uma ferramenta estratégica, que incorpora uma visão ampla da área, contemplando aspectos biológicos, sociais e econômicos da Unidade de Conservação. Por meio do zoneamento, o plano de manejo delimita espaços específicos para diferentes atividades, assegurando que áreas sensíveis sejam protegidas de intervenções potencialmente prejudiciais.
O gestor da Unidade de Conservação, Fabiano Novelli, explicou que além do plano, é fundamental trabalhar parcerias para a gestão da APA. “Com a finalização do plano, a expectativa é que as diretrizes estabelecidas auxiliem na proteção da biodiversidade da região e no desenvolvimento sustentável das comunidades do entorno”, disse Fabiano Novelli.
Estiveram presentes representantes do Iema, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), da Prefeitura de Fundão, do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Polícia Ambiental, além de técnicos da empresa Plantuc Projetos Socioambientais, responsável pela elaboração do plano. Representantes de produtores rurais e comunidades locais também acompanharam a apresentação.
Texto: Ana Clara Gonçalves
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES