O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), em parceria com a Vale e o Jardim de Mel, promoverá uma capacitação especial em meliponicultura para as comunidades da região do Monumento Natural Estadual Serra das Torres (Monast). O projeto tem como foco ensinar práticas de manejo de abelhas nativas sem ferrão, colaborando diretamente com a conservação ambiental e oferecendo novas oportunidades de geração de renda sustentável para agricultores locais.
A iniciativa, que ocorrerá em dois dias consecutivos – 08 e 09 de novembro de 2024 – abordará o impacto positivo da criação de abelhas nativas no equilíbrio dos ecossistemas e nos cultivos agrícolas. Além disso, a capacitação possibilita que os participantes aprendam a transformar a atividade em uma fonte alternativa de renda, promovendo a sustentabilidade econômica e ambiental da região.
Os eventos serão realizados em um ambiente natural, proporcionando uma experiência prática e enriquecedora. O primeiro encontro ocorrerá no Sítio Grãos de Ouro, em Muqui, e o segundo no Vale do Moitão do Sul, em Atílio Vivácqua. As atividades incluem aulas teóricas e práticas, destacando o papel fundamental das abelhas na polinização e nos ciclos naturais de plantio e colheita.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas clicando aqui.
Texto: Ana Clara Gonçalves
Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Linkedin: Iema